sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jovens da Viração cobram urgência na erradicação do trabalho infantil

Ex-presidente Lula com os jovens da Viração, em Brasília-DF

Durante a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada em Brasília, entre 8 e 10 de outubro, as delegações dos 150 países ali representados presenciaram uma participação diferenciada. Era um grupo de adolescentes brasileiros, de diferentes regiões do País, vinculados à ONG Viração, associada à ABPEducom, que estavam mobilizados para acompanhar as plenárias, contribuir nas discussões a partir de suas experiências locais e a de transmitir os acontecimentos desse encontro por meio de vídeo, texto e podcast.

A Conferência teve o objetivo de discutir os avanços no combate à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes e de ser um momento para os países presentes reafirmarem o compromisso de erradicar, até 2016, as piores formas de trabalho envolvendo esse público.

Para a participação desses adolescentes, que tinham entre 15 e 17 anos, os fóruns regionais de erradicação do trabalho infantil e o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) indicaram jovens que já possuíam algum tipo de envolvimento e atuação nas ações contra o trabalho infantil em suas localidades. No dia anterior à Conferência, eles participaram de uma oficina de sensibilização ao tema e práticas de produção de conteúdo midiático, processo conhecido como educomunicação – metodologia pedagógica que utiliza recursos de comunicação na aprendizagem e valoriza o repertório do participante.

As atividades tiveram a facilitação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e das Relações Exteriores, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ONG Viração.

No último dia da Conferência, 10 de outubro, com a presença do ex-presidente Lula; do diretor-geral da OIT, Guy Ryder; e dos ministros Tereza Campelo, Manoel Dias, e Luiz Alberto Figueiredo, os adolescentes apresentaram suas produções em mídia e leram a Declaração dos Adolescentes, documento produzido por eles e que, entre outros pontos, apresentou a necessidade dos governos facilitarem a participação de crianças e adolescentes nos espaços de tomadas de decisão política.

No site Agência Jovem de Notícias, é possível conferir o material produzido pelos jovens.







Confira a seguir a Declaração dos Adolescentes:

DECLARAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DA 3ª CONFERÊNCIA GLOBAL SOBRE TRABALHO INFANTIL

Caros colegas presentes na 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil,

Durante esses três dias de encontro, estivemos presentes para reforçar a ideia de que temos um papel fundamental na construção de políticas públicas para acabar com o trabalho infantil no mundo.

Temos um jeito diferente do adulto de ver e sentir o mundo. Assim como o idoso. Muitas vezes, os adultos só lembram do que fizeram de ruim e feio quando eram adolescentes.
Nós temos muita energia e vontade, mas ainda precisamos de adultos que nos incentivem e criem outras formas de nos incluir na formulação de políticas para nós adolescentes. Para estimular a nossa participação é necessário criar espaços para que isso venha acontecer.

Muitas vezes, em nossa própria casa, somos incentivados a trabalhar desde muito cedo. E o que fazer em uma situação como essa? Quando conseguimos entender e acessar nossos direitos, também conseguimos interferir em pensamentos e condutas de nossas famílias, que embora queiram o melhor para nós, às vezes podem não estar certos o tempo todo.

Se serei o gestor do amanhã, também preciso quebrar barreiras criadas pelos adultos de hoje, para repetir os acertos, mas não repetir os mesmos erros.

Com, após muita discussão, chegamos a cinco pontos que gostaríamos que as delegações dos países aqui presentes dessem uma atenção especial, que irão incentivar nossa participação em lugares onde ocorre a formulação de políticas, assim como as conferências, como também nas próprias políticas para a erradicação do trabalho infantil em nosso planeta.

Estas são nossas afirmações:

- Mobilização e articulação do poder público, da sociedade civil, inclusive crianças, adolescentes e jovens, para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, em especial do trabalho infantil doméstico e na agricultura.
- Ampliação de programas sociais de transferência de renda para contribuir com a erradicação da miséria no mundo e do trabalho infantil.

- Estabelecimento de compromissos com governos para garantir a participação de crianças e adolescentes em políticas públicas de educação integral, cursos profissionalizantes, cultura, esporte e lazer.

- Integração das políticas de educação, saúde e assistência social para identificação de situações de trabalho infantil e o atendimento das demais situações de violação de direitos.

- Garantir a participação de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de decisões políticas, em especial na 4ª Conferência Global sobre do Trabalho Infantil em 2017, desde as fases preparatórias até a etapa final.

E gostaríamos de pedir, em nome de todas as crianças e adolescentes, o compromisso de assinatura da convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho até a 4ª Conferência Global sobre do Trabalho Infantil pelos nove países que ainda não aderiram para que as crianças e adolescentes desses países sejam protegidos das piores formas de trabalho infantil.

Por fim, queremos agradecer a comissão organizadora desta Conferência por entender que sem a nossa participação, não se pode avançar na construção de um mundo mais justo para crianças e adolescentes.

Assinam esta Declaração dos Adolescentes: Ítalo Meotti (DF), Rafael Lima (CE), Rogério Silva (RS), Sarah Suzane (AC), Thailane Oliveira (RJ), Wesley Busatto (ES), Marco Antônio (TO), Hilamy Moreira (AM), Laisnanda Sousa (MA), Daniel Vonmuller (SC), Laiana Souza (BA), Danielle Fiel (PB), Matheus Farias (RN), Dayana (PA), Fábio (AP), Júlio César (MG), Weverson Antônio (MT), Alanna Santos (SE), Thamires Rozendo (AL), Lucas Soares de Oliveira (MS) e Suzana Silva (PE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...