sábado, 19 de outubro de 2013

Dia C mobiliza juventude educomunicadora

Jovens de rádios escolares de Horizonte-CE com a sócia da ABPEducom, Carol Costa

"O DIA C arrasando em todo o País" festejava a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) em sua página no Facebook. O Dia C (Manual do Dia Cé uma ação que acontece anualmente no dia 17 de outubro durante a Semana de Democratização da Mídia para que a sociedade solte "a voz como sempre quis e mostre que seu grito pode ecoar aos quatro cantos do universo," anunciava o site da Rede.

Antes, durante e após o evento, muitos dos jovens e adolescentes que trabalham com Educomunicação compartilharam suas experiências e se mobilizaram em vista de um Brasil mais democrático também em relação à Mídia.


Ultrapassando as cidades em que a Viração Educomunicação marca presença com a Renajoc, "o Dia C - Dia da Juventude Comunicativa mobilizou o Brasil inteiro e o Ceará não podia ficar de fora," enfatizou Carol Costa que é sócia da ABPEducom. Em sua cidade, as turmas da Juventude na Comunicação com as Radioescolas de Horizonte-CE e do Dragão Web Informativo trocaram experiências, aprenderam e ensinaram técnicas de vídeo e rádio, além de discutirem o direito à comunicação. 


Movimentação da Renajoc pelo Brasil




As ações no Norte aconteceram em Belém-PA, Boa Vista-RR, Rio Branco-AC. O Dia da Juventude Comunicativa e a Democratização da Comunicação reuniu os participantes em torno de rodada de conversas, oficina educom na escola. No Acre, a oficina sobre Educomunicação e ação com Jornal Humano Ambulante indagou: "o que os jovens pensam sobre Educomunicação?"

Em Brasília-DF, a roda de conversa na escola realizou o projeto Mais Educomunção com a temática do direito à comunicação.  

No sul as atividades se realizaram duas capitais. Em Curitiba-PR se deram oficinas de fotografia, de rádio, de fanzine, de vídeo/stopMotion e exposição de materiais produzidos durante o projeto cobertura de apresentações e de jornais murais. Em Porto Alegre-RS, a galera coletou assinatura para o projeto de lei de iniciativa popular pela mídia democrática e oficinas sobre a história da publicidade.

Em Fortaleza-CE, as oficinas em podcast, vídeo de bolo, jornal mural. Em João Pessoa a oficina de podcast (João Pessoa-PB). Em Maceió-AL houve seminário aberto sobre o Direito Humano à Comunicação com oficinas de vídeos de bolso, fanzine. Em Natal-RN, houve o I Festival Cultural da Juventude Comunicadora com exibição do Cineclube Popular da Vila de Ponta Negra, oficina de fanzine, intervenção poética e exposições fotográficas. Em Recife-PE, o Cine "C" aconteceu em cinco escolas com roda de conversa e sensibilização com faixas no centro da cidade. Em Salvador-BA, "Twittaço + Rodada com o Desabafo Social pelo direito à comunicação" reuniu a galera também no presencial.

Três cidades de Minas Gerais marcaram presença. Em Lavras, oficinas de gratiffi, jornal mural, apresentação de hip-hop, exposição de fotos e mídias táticas. Em Lima Duarte, oficinas de jornal, exposição de fotos e flash mob. Barulhaço (fanfarra e cartazes), jornal andante, teatro mudo, TV de rua com mostra de filmes foram algumas das ações em Mata Verde

No sudeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo promoveram ações. A juventude de Niterói-RJ fez intervenções com projetação de frases sobre comunicação e direitos humanos, uso de faixas, microfone aberto convidando "solte a sua voz" e oficina de cartazes. No Rio de Janeiro-RJ, houve debate sobre financiamento da mídia comunitária e alternativa.


Em São Mateus-ES, o Mutirão de coletas de assinaturas para o projeto de Lei da Mídia Democrática se deu em meio a oficinas de grafitti, fotografia, desenho, jornal mural e mostra de curtas metragens. 
No estado paulista, o olhar se voltou para o Marco Civil da Internet com roda de conversas em São Paulo-SP, jornal mural e coleta de assinaturas para o projeto em Sud Mennucci-SP.

Sobre a Renajoc
A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicador@s promovido pela ONG Viração Educomunicação, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. A Rede já começou com tudo, contribuindo com a Cobertura Jovem que ocorreu durante o evento e, na sequência, criou um Grupo de Trabalho chamado “Mobiliza Rede” para dar continuidade à ações da Rede.
Desde então, a RENAJOC participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação. Foi por isso que a RENAJOC  criou o “DIA C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro juntamente  com o Dia da Democratização da Comunicação.
Em 2012 a RENAJOC passou a compor o Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE onde integra as ações relacionadas às temáticas de juventude e comunicação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...