terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sócia da ABPEducom realiza oficina sobre Educomunicação e linguagem da criança

Oficina leva os participantes a darem sua opinião sobre processos comunicativos

Inspiração: imagem e criança foi o tema da oficina ministrada no dia 17 de outubro aos educadores do Programa IDEAL da Liga Solidária que atende a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, beneficiando mais de 3200 pessoas em nove Centros de Educação Infantil (CEIs), oito programas socioeducativos e três abrigos da cidade de São Paulo.

Idealizada pela educomunicadora Karin Patricia da Silva, que também é sócia da ABPEducom, e pela educadora Luciana Guerreiro Lichy, a oficina se realizou num “clima de grande inspiração, participação e acolhimento,” garante a educomunicadora.

Por meio de uma conversa sobre a linguagem da criança e sua brincadeira, o grupo interagiu e assistiu a um vídeo, concebido por uma escola de São Paulo. Refletiu sobre Educação e Comunicação, bem como sobre a interface da Educomunicação ao tratar do registro fotográfico e fílmico.  

Dessa perspectiva brotaram questionamentos: “Porque um vídeo curto?”; “Eu quando vi essa imagem, recordei da minha infância!”; “A criança, com tão pouco, se diverte!”; “Ousadia e criatividade!”; “Simplicidade! Não precisa de muito para a criança brincar, se divertir e ser feliz!”.

Karin registra que um dos principais aspectos dos principais abordados foi sobre a Educação “que compreende o protagonismo da criança e a relação visual do produtor da imagem, capaz de despertar um diálogo potente com o espectador”.


Para as ministrantes, o tom educomunicativo que cultiva relações interpessoais e a expressão estética, marcou o encontro que foi finalizado com a música Anjo da Guarda Noturno, de Maria Gadú: “Meu anjo da guarda noturno, você é quem sabe de tudo. E quando eu peço proteção, não é pra fugir do ladrão, nem pra me esconder na igreja. Só quero que Deus nos proteja, das dores do coração!”

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...