sexta-feira, 14 de julho de 2017

Em Porto Alegre, Maria Rehder, vice-presidente da ABPEducom, discute ‘Escola sem Partido’ e as ameaças aos direitos humanos

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), recebeu nesta segunda-feira (10) a roda de conversa “ A escola sem partido e as ameaças aos Direitos Humanos”. A jornalista Maria Rehder, vice-presidente da ABPEducom e coordenadora de projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação , foi a convidada para discutir o assunto. Russel Teresinha Dutra Rosa, professora da FACED/UFRGS e coordenadora da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça, foi a facilitadora do debate. 

O encontro promovido  pela Frente Gaúcha Escola sem Mordaça, Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED UFRGS, Associação Nacional de História e SINPRO/RS, teve como objetivo mobilizar a sociedade quanto ao Projeto de Lei nº 867/2015 que tramita no Congresso Nacional , lei que dispõe sobre a inclusão entre as diretrizes e bases da educação nacional do "Programa Escola sem Partido”. 

Além da esfera nacional, há projetos no legislativo municipal de Porto Alegre e no Estadual. Outro objetivo da atividade foi conhecer as estratégias de mobilização da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para a extinção do projeto, dentre as quais a produção pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos de uma carta, em 13 de abril de 2017, denunciando as ameaças da Escola sem Partido. Clique aqui e leia a carta completa. Participaram do encontro aproximadamente 50 pessoas, entre elas, 12 entidades, incluindo Universidades, Instituto Federais, diretórios acadêmicos de estudantes, sindicatos docentes, entre outras instituições representativas da área de educação. A ABPEducom também marcou presença através da participação da diretora cultural Evelin Haslinger.

Para conhecer melhor o trabalho da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça você pode acessar o https://www.escolasdemocraticas.minhaportoalegre.org.br/ . Através do link você também pode contribuir e assinar a petição contrária à aprovação dos projetos de lei Escola sem Partido que tramitam na Câmara Municipal de Porto Alegre/RS e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...