sábado, 24 de junho de 2017

Associadas da ABPEducom discutem educomunicação no Intercom Centro-Oeste

A mesa redonda sobre Educomunicação na Intercom Centro-Oeste discutiu o conceito a partir de experiências de educomunicadores da região do dia 13 de junho de 2017. As associadas da ABPEducom abordaram a temática a partir da pesquisa seminal de constituição desse campo do conhecimento divulgada em 1999 por seu então coordenador, Ismar de Oliveira Soares.
Luci Ferraz (FGV e NCE-USP) demonstra que as premissas educomunicativas do diálogo do tutor na educação a distância e da avaliação formativa tem como fio condutor a área de gestão da comunicação, o que possibilita a construção de ecossistemas comunicativos abertos e dialógicos. Sua discussão se deu a partir de suas pesquisas de mestrado e doutorado.
Antonia Alves e Luci Ferraz durante o Intercom
A partir da área da produção midiática, Antonia Alves (Unemat) aponta possibilidades para uma integração do paradigma ao Jornalismo em seu tripé indissociável de ensino, pesquisa e extensão, já que há um diálogo intrínseco com os princípios do jornalismo participativo que se fundamenta nos ideais de Paulo Freire. Assim, foram apresentados projetos na área como o Educom.JT do Jornal da Tarde e iniciativas da TV Cultura, do Canal Futura e de associados da Associação Nacional dos Jornais pelo Programa Jornal e Educação (PJE-ANJ).
Ainda integraram a mesa, a professora Michele Sato da Faculdade de Educação da UFMT que discutiu a educomunicação socioambiental em projetos de educação ambiental que empoderam comunidades rurais e o professor João Carlos Massarolo (UFSCAR) que aponta perspectiva para a relação transmídia com a educação, cuja participação se deu por Skype. A mesa foi mediada pelos professores do curso de Comunicação Social da UFMT, Aclyse de Mattos e Benedito Dielcio Moreira que atuam, junto com Sato, no projeto de pesquisa “Educomunicação, Ciências e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas trasmídia”.
No dia anterior, Antonia Alves ministrou o minicurso sobre Educomunicação e Jornalismo Cidadão para os congressistas vindo de instituições como Universidade Católica de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Os pesquisadores de Mato Grosso vêm acompanhando as discussões do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação em suas duas edições, acontecidas em 2014 e 2016.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...