A mesa redonda sobre Educomunicação
na Intercom Centro-Oeste discutiu o conceito a partir de experiências
de educomunicadores da região do dia 13 de junho de 2017. As
associadas da ABPEducom abordaram a temática a partir da pesquisa
seminal de constituição desse campo do conhecimento divulgada em
1999 por seu então coordenador, Ismar de Oliveira Soares.
Luci Ferraz (FGV e NCE-USP)
demonstra que as premissas educomunicativas do diálogo do tutor na
educação a distância e da avaliação formativa tem como fio
condutor a área de gestão da comunicação, o que possibilita a
construção de ecossistemas comunicativos abertos e dialógicos. Sua
discussão se deu a partir de suas pesquisas de mestrado
e doutorado.
Antonia Alves e Luci Ferraz durante o Intercom |
Ainda integraram a mesa, a
professora Michele Sato da Faculdade de Educação da UFMT que
discutiu a educomunicação
socioambiental em projetos de educação ambiental que empoderam
comunidades rurais e o professor João Carlos Massarolo (UFSCAR) que
aponta perspectiva para a relação transmídia com a educação,
cuja participação se deu por Skype. A mesa foi mediada pelos
professores do curso de Comunicação Social da UFMT, Aclyse de
Mattos e Benedito Dielcio Moreira que atuam, junto com Sato, no
projeto de pesquisa “Educomunicação,
Ciências e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo em
narrativas trasmídia”.
No dia anterior, Antonia Alves
ministrou o minicurso sobre Educomunicação e Jornalismo Cidadão
para os congressistas vindo de instituições como Universidade
Católica de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade
Federal de Goiás (UFG).
Os
pesquisadores de Mato Grosso vêm acompanhando as discussões do
Colóquio
Mato-grossense de Educomunicação em suas duas edições,
acontecidas em 2014 e 2016.
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