“A educomunicação já está sendo implantada em Andirá desde 2015, quando houve cursos de capacitação, fórum de debates e projetos aplicados nos departamentos, o que resultou no fomento de uma lei municipal que institucionalizou o programa na cidade, tornando o segundo município do Brasil – o primeiro foi São Paulo -, a aplicar este trabalho com amparo em lei”, destacou o secretário, jornalista e educomunicador, Tiago Silvio Dedoné.
Andirá (PR) inicia ações para promover os preceitos da Educomunicação na cidade |
Segundo ele, cada secretaria será contemplada com projetos específicos, dentro de suas necessidades de ampliação de ecossistemas comunicacionais. A primeira reunião aconteceu nesta última semana, na sede da secretaria de Educação, com os diretores de todas as escolas da rede municipal.
Durante o encontro, foi debatida a importância de Andirá ampliar suas políticas educomunicativas, operacionalizando ações estratégicas de pedagogia construtivista, buscando modernização do sistema pedagógico e capacitação aos profissionais da educação, no que tange as áreas de mediações tecnológicas, gestão da comunicação na escola, educação para os meios, reflexão e produção epistemológica.
Três agendas foram apresentadas: a primeira, o Fórum de Educomunicação de Andirá, que acontecerá entre os dias 12 a 14 de junho; o curso de Educomunicação e Mediações Tecnológicas: Perspectivas Epistemológicas e Práticas Pedagógicas (22 de maio a 22 de agosto) , que terá duração de três meses, com aula uma vez por semana, no Telecentro Municipal e a criação do Núcleo Municipal de Pesquisa e Estudos em Práticas Educomunicativas, com encontros mensais, para estudos coletivos sobre as perspectivas epistemológicas da educomunicação.
“Nosso objetivo é levar o máximo de conhecimentos possíveis para que nossos professores tenham a oportunidade de ampliar informações e estratégicas pedagógicas que dinamizem o processo de ensino – aprendizagem”.
O projeto conta com o apoio da prefeita Ione Abib e da secretária municipal de Educação, Laudicea Mello. O secretário ainda informou que já há agendas marcadas com equipes das secretarias de Administração, Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Cultura, para debates e fomentos de projetos específicos para cada área.
“Entendemos que com a Educomunicação orbitando de forma livre no conjunto de estratégias de um poder público municipal se configura a hipótese de que a essência estratégica dialógica, quando enriquecida e proporcionada como ferramenta livre aos servidores dos múltiplos setores da prefeitura, pode-se configurar como poderoso instrumento de democratização, protagonismo, transparência, emancipação, produção e intervenção, melhorando não apenas o fluxo informacional interno entre estes profissionais, a integração de áreas, como, também, ampliando e melhorando o fluxo e as estratégicas comunicacionais com os públicos alvos diariamente atendidos pela prefeitura”, destacou o secretário.
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