quinta-feira, 13 de abril de 2017

ABPEducom participa de seminário "Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas"

A ABPEducom participou do seminário "Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas", promovido, no dia 4 de abril de 2017, na sede do CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil, em São Paulo, num trabalho articulado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef e da SaferNet Brasil, com apoio do Instituto Alana.

O evento contou com a participação de atores multissetoriais – do Governo Federal, da sociedade civil e do setor privado – em um debate sobre políticas de promoção de acesso e de uso seguro da Internet por crianças e adolescentes com base em evidências e em experiências internacionais mais recentes de produção de conhecimento.

Sonia Livingstone, da London School of Economics and Political Science, durante apresentação no Seminário


Entre os palestrantes, destacou-se a inglesa Sonia Livingstone, da London School of Economics and Political Science, coordenadora do projeto internacional de pesquisa intitulado Global Kids on Line: Children’s rights in the digital age.

A pesquisadora lembrou a preocupação de alguns estados com a proteção da infância frente aos abusos na Internet, identificado, especificamente, a iniciativa norteamericana denominada de COPPA -  Children's Online Privacy Protection Rule.

Livingstone apresentou aos participantes do seminário uma proposta metodológica de pesquisa indispensável para se garantir informações que atualizem e fundamentem as políticas públicas dos diferentes países no que diz respeito à relação entre o mundo da Internet e o público infanto-juvenil.

No Brasil, a liderança do estudo documental sobre a relação entre a Internet e o mundo da educação é do próprio NIC.BR, instituição do CGI-Comitê Gestor da Internet no Brasil responsável por levantamentos como a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2014 

A ABPEducom foi representada, no evento, pelo Presidente Ismar Soares e pela Secretária Jurema Xaviel. Em sua intervenção, o prof. Ismar falou da importância de se levar em conta os resultados das pesquisas nacionais e internacionais no momento em que o sistema educacional brasileiro recebe a tarefa de implementar uma nova base curricular nacional comum para o ensino básico, no que foi apoiado pela Profa. Regina de Assis, Diretora da TV Escola, do MEC.

Mais detalhes sobre o seminário podem ser obtidos no site do Inova.Jor http://www.inova.jor.br/2017/04/04/seguranca-jovens-criancas-internet/ .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...