quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

NCE inaugura 2017 com atividades e oficinas com docentes do Estado de SP, no 13° USP Escola


Com participação na 13ª edição do USP Escola, NCE (Núcleo de Comunicação e Educação ECA-USP) inicia nesta segunda-feira (16) as atividades de 2017. Como parte da programação do evento, o curso desenvolvido pela parceria NCE/CCA/ECA/USP discutirá Educação Midiática e Práticas Educomunicativas com docentes do Estado de São Paulo.




USP Escola é coordenado pelo Instituto de Física da USP e pretende desenvolver novas opções de aperfeiçoamento para educadores, majoritariamente da rede pública, e de diferentes áreas no período de férias. NCE, com muito empenho e alegria, integra a programação.

Nesta edição, o NCE atuará com oficinas, debates, palestras e atividades práticas. O objetivo é dialogar e aproximar os professores participantes das recentes pesquisas e discussões acadêmicas sobre Educomunicação, tanto em âmbito teórico quanto prático. O curso visa fomentar a transformação do ambiente escolar tradicional pelo professor.

Sob coordenação do prof. Dr. Claudemir Viana, os participantes poderão participar dos eixos temáticos: (1) gestão de processos educomunicativos - Educomunicação na Cultura Digital, (2) Práticas Educomunicativas e currículo escolar - Cinema na Escola, (3) Práticas Educomunicativas - gênero e etnia na educação, (4) Práticas Educomunicativas: jogos digitais na educação e  (5) Práticas Educomunicativas - Leitura crítica de imagens na escola.

O primeiro dia de curso já apresenta uma atividade prática – já bem conhecida em nosso blog –: Caça aos Tesouros. Ou seja, os docentes ‘investigam’ o acervo do NCE e produzem um pequeno ensaio sobre o material encontrado e sobre a experiência de conhecer a história viva da Educomunicação. Enquanto o lado investigador dos professores é abordado no acervo do NCE, dentre as salas do CCA (Departamento de Comunicações e Artes) houve um debate acerca da mídia, seu papel, a democratização da informação, ‘alienação’ cultural e poder.

A participação de Cláudia Mogadouro - com a abordagem sobre cinema, Paola Prandini - na discussão de gênero e etnia na educação, e Alan Costa - no debate sobre games e jogos digitais, expressa o caráter interdisciplinar da Educomunicação, assim como as diferentes áreas do profissionais presentes no curso. A busca por um discurso horizontal e acessível potencializa a valorização dos distintos conhecimentos, segmento muito presente no novo paradigma Educação/Comunicação.

Além de especialistas, mestres e doutores com enfoque na interface Comunicação/Educação, o evento terá participação direta de alunos do curso de Licenciatura em Educomunicação que aplicarão oficinas durante a semana. Na terça feira, 17/01, os alunos Henrique do Amaral e Gustavo Pessutti abordarão o uso do Google como ferramenta educomunicativa e cultura digital, já na sexta feira, 20/01, as alunas Adriana Carrer e Mariana Nieri discutirão sobre a Leitura Crítica de Imagens na escola.

Confira a programação completa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...