sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Vídeos educomunicativos de alunos de nutrição da USP são temas de matérias na imprensa

Alunos do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP criam vídeos produzidos por eles, com mensagens educomunicativas - teoria que junta a educação e a comunicação - como forma de promover saúde e prevenir doenças junto à população.

Essas produções tiveram início na FSP/USP, por volta de 2006, como parte da disciplina de Educação Nutricional, ministrada sob a orientação das professoras responsáveis Ana Maria Cervato e Ana Maria Gambardella (hoje aposentada), docentes do Departamento de Nutrição da FSP/USP.
Com o passar dos anos, tal iniciativa ganhou interesse de alunos que mesmo após cursarem a disciplina, continuaram produzindo os vídeos em outros projetos, virando temas de mestrados e doutorados. Para continuar essas produções foi criado um canal no youtube que permite o acesso a vídeos produzidos por alunos de todos os anos que passam pela disciplina.

Esta iniciativa que propõe-se levar à sociedade, conhecimentos acadêmicos produzidos na Universidade, promovendo saúde nutricional para a população de uma forma criativa e de simples compreensão, vem se destacando, tornando-se sucesso na Internet e sendo tema de matériaS em vários veículos de comunicação.

O Portal UOL, abordou o projeto na matéria "De Anitta a Safadão: alunos da USP fazem paródias para melhorar dieta jovem", publicada pela jornalista Mirthyani Bezerra, em 29/07/2016.

A TV Record, tambem abordou a experiência na matéria da jornalista Viviane Barbora, "Estudantes de nutrição das USP fazem sucesso na internet com paródias que ensinam a comer direito", veiculada no último dia 2 de agosto, no Programa "Hoje em Dia" e depois disponibilizada no Portal R7.

A proposta é baseada no referencial teórico da educomunicação, conceito pesquisado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, fortalecento parceria estabelecida com o Núcleo de Comunicação e Educação - NCE da ECA, através do contato com o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Curso de Educomunicação da USP.

Mais informações com a Profa. Ana Gambardela, pelo e-mail: gambarde@gmail.com ou com o nutricionista Felipe Daun, pelo e-mail: felipe.daun.silva@usp.br


Fontes: Site da FSP/USP
Imagens: Portal R7 e Portal UOL

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...