domingo, 18 de outubro de 2015

Portal Educom Tchê abre caminho para ampliação das práticas educomunicativas no RS

No Dia do(a) Professor(a), 15 de outubro, a Secretaria de Educação do RS lançou o “Portal Educom Tchê”. Desde então, 75.764 professores das 2.558 escolas da rede estadual, podem publicar “boas práticas” que envolvam a relação comunicação/educação nas escolas da rede de ensino pública estadual do RS.

O lançamento do Portal “Educom Tchê”, coordenado pela professora e jornalista Sátira Machado que é integrante do Núcleo RS da ABPEducom, faz parte da institucionalização do paradigma da Educomunicação na rede de ensino vinculada à Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Depois da realização do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul, em junho na PUCRS, aumentou em muito a adesão do modelo educomunicativo nas escolas de todo o Rio Grande do Sul, até mesmo as Licenciaturas em Informática buscaram aproximar-se do tema, destaca Sátira Machado.

Na rede, tem destaque as ações da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município de Santa Maria que em conjunto com a vice-presidenta da ABPEducom Profa. Dra. Rosane Rosa da UFSM, desenvolve ações de extensão educomunicativas desde 2008. Na avaliação do Prof. Ismar Soares, o importante é que o portal seja uma ferramenta integrante de um “processo maior de implementação de práticas educomuncativas na rede, através de uma pedagogia que valoriza a ação por projetos”.

O Portal também vai ser um observatório para subsidiar políticas públicas, uma vez que possibilitará a visualização de um mapeamento das ações pedagógicas com a comunicação nas escolas estaduais gaúchas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...