terça-feira, 3 de março de 2015

MultiRio lança "Ensaios sobre a não violência", na escola

Crédito: nova série da MultiRio no canal 26 da NET e BandRio 
Pontocom, revista brasileira da midiaeducação, aborda em seu newsletter da primeira semana de março o esforço da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio – MultiRio em colocar em debate o tema da agressividade no espaço escolar, através da série Ensaios sobre a não violência

Os episódios trazem dramatizações nas quais professores, diretores, funcionários e alunos interpretam papéis diferentes dos que vivem na realidade, seguidas de debates sobre as situações interpretadas. Além de gerar a discussão dos temas, o conteúdo da série serve de ferramenta que pode ser replicada em dinâmicas com professores, como acontece em oficinas organizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), que prestou consultoria à produção.

Para o público jovem, o projeto conta também com um game, que está sendo criado pela MultiRio. O jogo digital, desenvolvido em parceria também com o Niap, oferece a mesma temática de promoção do diálogo, para que os alunos possam, de forma lúdica e atraente, refletir sobre como lidar com situações de impasse e sobre as consequências de suas ações.

Com roteiro e apresentação do ator e diretor Ernesto Piccolo, Ensaios sobre a não violência aborda o ambiente escolar como espaço de convivência e conflito, a escola como integrante da rede de proteção à criança e ao adolescente e a judicialização das relações. A série também fala sobre situações de conflito na Educação Infantil e levanta a discussão sobre preconceito e bullying.

A produção em cinco episódios está disponível, na íntegra e on-line, na Videoteca do Portal MultiRio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...