terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Jovem educomunicador de Guiné Bissau fala para estudantes da USP

 O jovem Ró Gilberto, de Guiné Bissau, é um dos alunos do Curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Em seu país, distingiu-se como membro ativo da RCJJ - Rede de Crianças e Jovens Jornalistas da Guiné-Bissau. E foi nessa condição que esteve em São Paulo durante o mês de novembro para duas atividades: participar da abertura do VI Festival de Teatro de Heliópolis e dar uma palestra para os alunos do Curso de Extensão em Educomunicação, ministrado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP).
No interregno entre estas duas ações, Ró Gilberto visitou o Prof. Ismar Soares, Presidente de da ABPEducom, relatando sua experiência de protagonismo na prática educomunicativa em seu país. Esteve acompanhado, em sua passagem por São Paulo, pela educomunicador Maria Rehder, autora de dessertação de mestrado, defendida em programa de pós-graduação vinculado à ONU, na Universidade de Pádoa, Itália.

A presença de Ró impressionou os estudantes do curso da USP, considerando o contexto em que se envolveu com a prática educomunicativa num país mergulhado em forte instabilidade política.



Novo artigo de Rehder, sobre educomunicação, na Itália

A bibliografia em língua inglesa sobre educomunicação a caba de ser enriquecida com a publicação, pela revista italiana Studium Educationis (n. 15, ano 3, outubro de 2004: 51-64), de novo artigo de autoria de Maria Célia Rehder intitulado: “An Educommunication-based approach to the rights of the child: facing the challenge of implementing the CRC in Guinea-Bissau”.

O tema aborda recente pesquisa de mestrado defendida pela autora na Universidade de Pádoa, Itália. Trabalha as ações educomunicativa em contexto de risco político e econômico, tendo como campo de pesquisa as ações de jovens de Guiné-Bissau em torno do empoderamento midiático.

A jornalista Maria Rehder pertence ao Conselho Deliberativo da ABPEducom, tendo colaborado com o NCE/USP no desenvolvido dos projetos Educom.rádio e Educom.JT.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...