terça-feira, 8 de abril de 2014

Presidente da ABPEducom fala sobre Educomunicação na Itália



Entre 7 e 9 de abril, o Prof. Ismar Soares, presidente da ABPEducom, participa, em Roma, Itália, do Congresso Internacional In Ascolto dell'America (Ouvindo a América: Encontros entre povos, culturas, religiões. Caminho para o futuro),promovido pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Trata-se do terceiro evento voltado para o entendimento da cultura e da contribuição à humanidade por parte dos diferentes continentes (em 2002, o tema foi a África e, em 2003, a Ásia).

O evento reune especialistas dos três continentes americanos em cada um dos tópicos previstos no título. O programa valoriza temas emergentes e inusitados para uma universidade vinculada ao Vaticano, como os intitulados: “A via indígena para a economia e a sociedade”,”Por uma teologia do ambiente” e “A contribuição do Islã para o homem americano”. Outro aspecto inovador é discussão a respeito da teologia da libertação, que levou a Roma os teólogos brasileiros José Oscar Beozo e Faustino Teixeira.

O Prof. Ismar se apresenta no painel que debaterá as teorias e práticas da comunicação nas Américas, como forma de garantir uma formação para a cidadania. Estará ao ao lado de representantes dos Estados Unidos e do Uruguai. Seu paper tem como título “Educomunicação: a perspectiva latino-americana da Media Education”. O assunto da edumunicação será debatido no contexto das mudanças nos processos educacionais do Brasil e demais países do continente, em projetos que adotaram o paradigma educomuncativo como referência e eixo transversal a qualquer prática de ensino. Na ocasião, o professor anunciará que a CNBB incluiu o conceito da educomunicação em seu Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil.

Universidade Urbaniana

Fundada em 1627, pelo Papa Urbano VIII, a Pontifícia Universidade Urbaniana tem uma tradição de 300 anos na formação acadêmica. No momento, busca atualizar suas metodologias de ensino e pesquisa, promovendo diálogos com especialistas de todo o mundo. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...