quarta-feira, 19 de março de 2014

Alunos em Rede - Mídias Escolares compartilham produções acadêmicas


O associado da ABPEducom Jesualdo Freitas compartilha as produções acadêmicas do projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares - uma ação da inclusão digital da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre-RS. No espaço do blog Além Rede é possível encontrar artigos acadêmicos, TCC e dissertações, além de textos que registram a trajetória do do trabalho educomunicativo. 

Entrevista com o professor Jesualdo Freitas


O professor Jesualdo contextualiza a proposta:


Além dos textos acadêmicos há um registro da Professora Drª Carla Meiners - UFRGS sobre a participação de alunos do ensino fundamental em sala de aula de graduação, e há outros textos escritos por mim colocando aspectos do processo de desenvolvimento do Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares ou AlemRede, em sua trajetória. 
O texto PROJETO ALUNOS EM REDE – MÍDIAS ESCOLARES, ao narrar produções de escolas, analisa as Oficinas Pedagógicas, que há anos estão incluídas nos regimentos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RME/PMPA, contribuindo na discussão que agregou ações e concepção no cruzamento com o Programa Mais Educação e com a sala de aula na escola, através da Educomunicação. Esta discussão propôs o PROGRAMA PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÍDIAS ESCOLARES na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 
Neste propósito de ações, entendemos pertinente um avanço na gestão da comunicação, que potencialize as Oficinas Pedagógicas do professor/a, havendo ampliação com a produção na sala de aula e nas relações de planejamento com os monitores do PME tornando-se o professor oficineiro coordenador da execução do veículo (rádio escola, blog, facebook, twitter, fanzine, jornal web ou impresso, etc.) nos possíveis momentos e espaços da escola. 
O coordenador da oficina cumprindo um papel de articular vários professores na construção de Ecossistemas Comunicativos: abertos, democráticos e criativos, tanto em uma sala de aula como em várias delas, ratificando o objetivo que constitui as Oficinas Pedagógicas de provocar avanço na prática escolar.

 
Confira a relação de trabalhos no link: http://alemrede.blogspot.com.br/p/producao-academica.html


Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...