sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Instituto desenvolve cartilhas educativas sobre energia solar

Por Poliana Corrêa / Webrádio Água


Divulgação
Crédito: Divulgação

Para os entusiastas da geração de energia elétrica a partir do sol, mas que não sabem por onde começar, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina – IDEAL, desenvolveu o Guia de Microgeradores, uma cartilha informativa online para tirar todas as dúvidas sobre o processo de preparação e instalação dos geradores. Didático e objetivo, o Guia contém informações sobre a capacidade dos geradores que podem participar do sistema de compensação de energia, locais que podem receber as instalações, as vantagens de se ter um microgerador e também um passo a passo para conectar seus sistemas na rede elétrica com a ajuda de um profissional especializado.


Para quem não atua no setor elétrico e deseja instalar os geradores, uma das maiores dificuldades enfrentadas é a linguagem técnica utilizada pelos documentos. Pensando nisso, o Instituto traduziu as informações de forma acessível, adotando uma linguagem visual e verbal de fácil compreensão do público, como explica a gerente de projetos e responsável pelo Projeto Editorial da Cartilha, Paula Scheidt Manoel. 

“Quem trabalha com energia não tem problema nenhum com documento, agora pensando em quem pensar por instalar um sistema em sua casa e não é do setor, é apenas uma pessoa entusiasta da fonte, então ela não tem essa obrigação de entender esse meio. Então a ideia é acessar quem não é do setor.” 

A experiência na criação de cartilhas para diferentes públicos já é tradição no IDEAL. Em 2011, o Instituto desenvolveu uma guia educativa sobre Eletricidade Solar, explicando em linguagem simples e prática o funcionamento da energia, seu processo de transformação em eletricidade, as diferentes tecnologias e possíveis locais de implantação. 

O público-alvo em questão eram escolas, meios públicos e empresariais além de empresas de energia elétrica. Paula Scheidt Manoel, Responsável pelo Projeto Editorial da Cartilha explica como funciona o processo de distribuição dos documentos. 

“Tivemos uma edição anterior, uma cartilha lançada em 2011 e trabalhamos com escolas explicando o conceito de geração fotovoltaica. Esta, nós temos trabalhado com as empresas instaladoras, fornecedoras de equipamento no mercado. Então como funciona: O Instituto IDEAL produziu as cartilhas em versão digital – que acessa o público geral, e a versão impressa que são distribuídas para empresas de e elas apenas pagam o custo do frete e recebem uma ou duas caixas de material para trabalhar com os clientes.”

Para acessar os conteúdos na versão digital basta acessar o endereço: www.americadosol.org.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...