domingo, 1 de dezembro de 2013

Salesiana do Peru defende tese sobre educomunicação


A tese "Práxis da missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora a partir do referente teórico da educomunicação" foi defendida pela salesiana Rosa Ventura Mollo Freytas na Universidade Feminina do Sagrado Coração de Lima, no Peru. Trata-se de uma pesquisa sobre a pedagogia da missão educativa do ramo feminino da organização salesiana a partir do paradigma da Educomunicação. 


Ir. Rosa esteve em contato com o professor Ismar de Oliveira Soares, da ECA-USP e Presidente da ABPEducom, contextualizando seu trabalho doutoral. Dessa forma, pode dar continuidade ao trabalho educomunicativo que as salesianas vêm realizando desde 2000 com a assessoria do NCE-USP e que resultou em documentos internos, dentre os quais: a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana para as escolas salesianas do continente americano; Educomunicação: pequenos passos na nova cultura - um documento emitido pela sede mundial para as comunidades dos cinco continentes. 

Outro documento que apontou para essa questão é aquele denominado por Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA que aborda a educomunicação como algo inerente ao processo de educar em relação aos aspectos comunicativos em sintonia com seu sistema educativo: o Sistema Preventivo.

Mais informações no site da organização mundial: ccgfmanet.org


Saiba mais....

É importante também mencionar que esse não é o primeiro trabalho acadêmico. Em 2012, o salesiano paraguaio, Claudio Coronel, defendeu na Itália tese sobre escolas salesianas e educomunicação. No mesmo ano foi defendida dissertação sobre a Educomunicação na cultura escola salesiana por Antonia Alves na ECA-USP. Em 2004, outra tese fora defendida na Venezuela por Josefa Vicente, abordando os ecossistemas das comunidades educativas. Outros trabalhos foram mencionados na dissertação defendida na ECA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...