domingo, 8 de dezembro de 2013

Experiência educomunicativa com nuvem de palavras


O professor da ECA-USP e Secretário-Executivo da ABPEducomClaudemir Viana, conta sua experiência na disciplina de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP, que levou os alunos à reflexão sobre o conteúdo estudado que culminou na criação de nuvem de palavras. 

Leia o relato feito pelo educomunicador:



Os mapas de palavras foram feitos durante a aula de epistemologia da educomunicação como uma das estratégias de sistematização das aprendizagens pelos alunos sobre os conceitos, termos e temas que foram tratados até então. Isto porque os alunos estão na fase de elaboração e entrega do paper, principal instrumento de avaliação e, para ajudá-los, a atividade da aula anterior serviu para visualizarem dois tipos de mapas:  

1 - (epistemoeducom) o espontâneo, resultante de cinco minutos de reflexão interna e individual acessando apenas a memória do que foi tratado até aqui na disciplina, e cada aluno indicou cinco palavras que representem o que mais de significativo e importante apreendido no curso por ele;  

2 - (epistemoeducom2) depois disso, e ainda individualmente, durante cinco minutos foi possível consultar o material que tinham em mãos para escolha de cinco outras palavras que representariam o que de mais significativo e importante foi tratado no curso.  

Isto feito, os dois grupos de palavras foram lançados no aplicativo online Wordle, e o grupo escolheu o layout para cada um. Depois, os mesmos foram publicados no grupo fechado da disciplina no Facebook. 
E, o mais importante, a partir dos mapas de palavras colhidos naquelas duas circunstancias form analisados individualmente e de maneira comparativa entre si.  

O grupo chegou a interessantes conclusões, como o fato de ser ampliado o reportório de termos e ideias, tanto no sentido de diversidade de ideias como no de serem mais densos, quando feita a consulta ao material de apoio do curso. Por outro lado, o primeiro mapa, feito apenas com a memória espontânea e imediata, mostra quais são os conceitos e termos que foram mais incorporados. E outras análises surgiram durante a atividade e ainda poderão ser agregadas já que os mesmos foram publicados a rede social! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...