Leia o relato feito pelo educomunicador:
Os mapas de palavras foram feitos durante a aula de epistemologia da educomunicação como uma das estratégias de sistematização das aprendizagens pelos alunos sobre os conceitos, termos e temas que foram tratados até então. Isto porque os alunos estão na fase de elaboração e entrega do paper, principal instrumento de avaliação e, para ajudá-los, a atividade da aula anterior serviu para visualizarem dois tipos de mapas:
1 - (epistemoeducom) o espontâneo, resultante de cinco minutos de reflexão interna e individual acessando apenas a memória do que foi tratado até aqui na disciplina, e cada aluno indicou cinco palavras que representem o que mais de significativo e importante apreendido no curso por ele;
2 - (epistemoeducom2) depois disso, e ainda individualmente, durante cinco minutos foi possível consultar o material que tinham em mãos para escolha de cinco outras palavras que representariam o que de mais significativo e importante foi tratado no curso.
Isto feito, os dois grupos de palavras foram lançados no aplicativo online Wordle, e o grupo escolheu o layout para cada um. Depois, os mesmos foram publicados no grupo fechado da disciplina no Facebook.
E, o mais importante, a partir dos mapas de palavras colhidos naquelas duas circunstancias form analisados individualmente e de maneira comparativa entre si.
O grupo chegou a interessantes conclusões, como o fato de ser ampliado o reportório de termos e ideias, tanto no sentido de diversidade de ideias como no de serem mais densos, quando feita a consulta ao material de apoio do curso. Por outro lado, o primeiro mapa, feito apenas com a memória espontânea e imediata, mostra quais são os conceitos e termos que foram mais incorporados. E outras análises surgiram durante a atividade e ainda poderão ser agregadas já que os mesmos foram publicados a rede social!
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