segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prioridade Absoluta: novo projeto do Instituto Alana na defesa da Criança


image
O binômio "Mídia e Comunicação" é uma das quatro áreas de interesse do Projeto Prioridade Absoluta, na defesa da criança brasileira,lançado pelo Instituto Alana, em São Paulo, no dia  dia 26 de novembro, num evento que contou com a exibição de um curta dirigido por Estela Renner e de uma fala do escritor Frei Betto.


De acordo com o Instituto Alana, Prioridade Absoluta é inspirado no artigo 227 da Constituição Federal, que diz ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


A iniciativa deve-se ao ato de pouco se saber sobre os direitos das crianças no país levando em conta que, apesar de muitos avanços, a infância ainda é negligência nos quatro cantos do Brasil.

Para mudar esse cenário, o Prioridade Absoluta  pretende mobilizar a sociedade, em especial os operadores de direito, para efetivar o que está na  Constituição. No caso, a campanha elege como foco as seguintes áreas:
- Espaço Público
- Educação
- Sistema de garantias
- Mídia e Comunicação

No site do projeto, cada uma dessas áreas conta com um conteúdo próprio, com pesquisas e referências bibliográficas.  Na seção Como fazer, o projeto compartilha experiências de mobilização e de advocacy, além de modelos de carta, petições, denúncias, ações judiciais, entre outros, com o intuito de facilitar a atuação em prol das crianças. Maiores informação:http://alana.org.br/


image

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...