quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Coberturas educomunicativas acompanham eventos do SESC e do MEC

foto: Agência Jovem de Notícias

Ao longo da presente semana (de 11 a 16 de novembro) além da 19ª.  Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP19 (Varsóvia, Polônia), dois outros eventos, um internacional (São Paulo) e outro nacional (Brasília), contaram com coberturas educomunicativas.  





Brasília: Jovens retidos no Ensino Fundamental
Entre 11 e 13, ocorreu em Brasília, numa iniciativa do MEC,  o Seminário sobre “Política de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 Anos retidos no Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Mais Educação”. O evento foi motivado pelos dados do INEP/Censo Escolar 2012, segundo os quais 3.102.442 jovens com idade entre 15 e 17 anos estavam matriculados em escolas públicas do Ensino Fundamental, em 2012. 

Um grupo de 18 jovens, provenientes do Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Maceió, Rio de janeiro e São Paulo, desenvolveram, sob a liderança da Revista Viração,  a cobertura educomunicativa das palestras e dos debates, interferindo, eles próprios, nas mesas redondas. 

Nos debates, os adolescentes representavam os milhões de jovens que não concluíram o ensino fundamental na “ idade certa” e que, no momento, passam a preocupar as autoridades públicas que buscam, através de programas especiais propiciar uma “travessia” adequada para o ensino médio, especialmente o profissionalizaante.  

A educomunicação foi chamada a dar a sua palavra, através de uma palestra do Prof. Ismar, entendo o MEC que a prática midiática representa uma via de desenvolvimento, acelerando a aprendizagem e o desenvolvimento humano de uma geração de brasileiros para com a qual o Brasil tem uma grande dívida.

Públicos da Cultura, no SESC-Vila Mariana

Entre os dias 11 e 14 de novembro, ocorreu, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, o Encontro Internacional Públicos da Cultura, reunindo palestrantes brasileiros, norte-americanos, europeus e latinos. 

Uma parceria entre o NCE/USP e a Viração possibilitou que estudantes da Licenciatura em Educomunicação da ECA se unissem a adolescentes de diferentes bairros de São Paulo para promover uma atividade de veiculação de informações sobre a temática do evento. 

Uma das matérias produzidas tem como título “Participantes de Encontro Internacional definem o que é Cultura”, acessível em: http://www.agenciajovem.org/wp/?p=17658

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...