
A Profa. Rosane Rosa, coordenadora do Programa de Educomunicação da UFSM e Vice-presidente da Associação Brasileira de Educomunicadores, destaca que o “singelo produto editorial” premiado é resultado de um processo dialógico e de um aprendizado comunicacional que “remete a uma nova literatura infantil onde a questão da autoria é central: de crianças para crianças leitoras-escritoras”. Para tanto, complementa “é necessário estimular e respeitar o direito à livre expressão, dando vazão à capacidade imaginativa e criativa”.
O Prêmio representa um forte incentivo à formação de uma comunidade de leitores e escritores desde a Educação Infantil, sugere a Profa. Marília Barcellos, coorientadora da publicação. Abaixo, à direita, as crianças escritoras: “os desenhos não podem ficar sem o sol....” ; “mais bonito que a natureza é a menina cuidando das flores”. À esquerda, Raquel e Maura, acadêmicas do curso de Produção Editorial da UFSM, que mediaram o processo produtivo gerando, nas crianças, a necessidade de imaginar e recriar a própria realidade, atribuindo sentido por meio do desenho e da escrita.
Fonte: CCA/ECA/USP
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