segunda-feira, 17 de junho de 2013

Livro do Programa de Educomunicação da UFSM conquista Prêmio EXPOCOM SUL 2013


O livro “Até onde vai a Imaginação?”, organizado por Raquel Scremin, Maura Costa e Flavio Teixeira, bolsistas do Programa de Educomunicação da Universidade Federal de Santa Maria, ganhou o Prêmio Expocom Sul 2013. Os escritores são oito crianças de 11 e 12 anos da Escola Estadual Augusto Ruschi. A premiação ocorreu durante o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado no início de junho na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Em setembro, o livro concorrerá ao Prêmio Expocom Nacional, em Manaus.
 
A Profa. Rosane Rosa, coordenadora do Programa de Educomunicação da UFSM e Vice-presidente da Associação Brasileira de Educomunicadores, destaca que o “singelo produto editorial” premiado é resultado de um processo dialógico e de um aprendizado comunicacional que “remete a uma nova literatura infantil onde a questão da autoria é central: de crianças para crianças leitoras-escritoras”. Para tanto, complementa “é necessário estimular e respeitar o direito à livre expressão, dando vazão à capacidade imaginativa e criativa”.
 
O Prêmio representa um forte incentivo à formação de uma comunidade de leitores e escritores desde a Educação Infantil, sugere a Profa. Marília Barcellos, coorientadora da publicação. Abaixo, à direita, as crianças escritoras: “os desenhos não podem ficar sem o sol....” ;  “mais bonito que a natureza é a menina cuidando das flores”.  À esquerda, Raquel e Maura, acadêmicas do curso de Produção Editorial da UFSM, que mediaram o processo produtivo gerando, nas crianças, a necessidade de imaginar e recriar a própria realidade, atribuindo sentido por meio do desenho e da escrita.


Fonte: CCA/ECA/USP

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...