terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Trabalho de Educomunicação Socioambiental é desenvolvido na Escola de Aplicação da USP



O projeto "O Caminho do Lixo" foi desenvolvido para conscientizar os alunos da Escola de Aplicação da USP sobre os problemas causados pelos resíduos sólidos e sua maior causa, o consumismo.
O resultado desta pesquisa, somado a intervenção com as crianças da Escola de Aplicação, foi apresentado, no dia de 19 de dezembro, pelos alunos Fábio Nepomuceno e Glória Marcondes, acompanhados pela monitora Carmen Gattás e o técnico Daniel Graco, da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP.
A idéia surgiu a partir do trabalho realizado na disciplina Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais - AACC4, ministrada pelos professores doutores Roseli Fígaro e Paulo Telles, do curso de Educomunicação, que pedia que se desenvolvesse um produto em QRcode e que o mesmo fosse aplicado. A pesquisa "O Caminho do Lixo" teve como objetivo o desenvolvimento da Educomunicação Socioambiental em espaço escolar, pretendendo conscientizar as crianças de que o lixo não desaparece magicamente, pois ele continua ocupando um lugar no espaço, trazendo ou não prejuízos a população, ou simplesmente se transformando através da reciclagem. Indicar o caminho que percorre o lixo que sai da Escola de Aplicação da USP até chegar ao aterro ou à cooperativa, foi uma forma de mostrar que os cuidados com os resíduos podem mudar habitos e gerar uma maior qualidade de vida aos homens.
A intervenção com as crianças da Escola de Aplicação foi feita em meio a uma exposição que era realizada pela escola, cujo tema era consumo e produção de resíduos. As entrevistas feitas com as crianças trouxeram ao projeto um viés educomunicativo permitindo a participação delas como protagonistas nesse processo.
O resultado desse trabalho foi a produção de um vídeo, colocado em QRcode e fixado em Canecas do USP Recicla .
O trabalho foi apresentado aos funcionários encarregados pela limpeza da Faculdade de Educação Escola de Aplicação, com o intuito de distribuir as canecas, para que eles pudessem perceber o valor e o sentido do trabalho que desenvolvem, ensinando e fortalecendo a educação ambiental aos usuários do Campus. Essas canecas com o QRcode serão também distribuídas aos alunos da Escola de Aplicação em 2013.
A apresentação contou com a presença da Profª. Andressa Trevizan, responsável pela Exposição do Lixo recolhido no pátio da Escola de Aplicação, e do Assistente de Gestão de Projetos e Inovação, Claudio Tervydis, que fechou o evento afirmando a necessidade de desenvolvimento de mais iniciativas como essa pelo Campus da USP.
Vídeo/Trailer Caminho do lixo: http://youtu.be/7ukUltoJA2Q
Vídeo Caminho do lixo: http://youtu.be/BzAqICWxMdg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...