A defesa do doutorado de Luci Ferraz de Mello traz uma grande contribuição à Educomunicação pela abordagem da avaliação formativa. "Educomunicação e as praticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico", orientada pelo Professor Ismar de Oliveira Soares, foi defendida no Programa em Ciências da Comunicação na ECA-USP. Participaram da banca examinadora os professores, Patricia Horta, Adriana Azevedo Cláudia Lago e Adilson Citelli, em 29 de março de 2016.
A pesquisa tomou como objeto de estudo o mapeamento dos possíveis pontos em comuns entre os elementos definidores do paradigma da Educomunicação e a abordagem de avaliação para a aprendizagem (avaliação formativa), implementada, a partir de 2011, pela Secretaria Municipal de Educação (SME SP). Para isso, a pesquisadora procurou definir os indicadores da ação e das competências educomunicativas, tendo como base a perspectiva defendida pelo NCE/USP, aqui nomeadas como práticas pedagógico-comunicacionais.
Ainda, Luci Ferraz destacou as características da abordagem de avaliação dialógica e formativa adotada nos projetos desenvolvidos nos espaços dos Laboratórios de Informática Educativa, sob coordenação do Núcleo de Informática Educativa, da Diretoria de Orientações Técnicas, da SME-SP.
Os resultados obtidos confirmaram a hipótese principal da tese, com a identificação de pontos de aproximação entre e a proposta de avaliação formativa adotada pelos laboratórios de informática educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e o paradigma da Educomunicação. O grau desta aproximação passou a depender da maior ou menor intensidade das práticas de natureza dialógica bem como da maior ou menor oferta de espaços para o exercício do protagonismo por parte dos sujeitos envolvidos no processo, especialmente os alunos.
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