O sócio da ABPEducom e professor da UDESC, Rafael Gué Martini, esteve na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) no dia 13 de fevereiro para ministrar a conferência “Educomunicación y audiovisual: perspectivas escolares y no escolares”.
A conferência foi a primeira aula da nova turma do Máster Internacional en Comunicación y Educación, onde os alunos estão na fase de definição de seus projetos. O diretor do máster, José Manuel Pérez Tornero, considerou que a diversidade de experiências do conferencista na área da educomunicação possibilitaria apresentar aos alunos um leque de possibilidades de intervenção com esta área em diversas realidades sociais.![]() |
Associado da ABPEducom Rafael Martini (a esq.) discute Educomunicação, na Autônoma de Barcelona |
Sempre na perspectiva da investigação-ação, Rafael apresentou alguns resultados de seu trabalho de 12 anos como educomunicador, no terceiro setor e em instituições de ensino. Desde a atuação como pesquisador e Agente Comunitário de Comunicação, até sua recente experiência como coordenador do programa de extensão da UDESC Educom.Cine.
Entre os trabalhos apresentados esteve o treinamento e consultoria na área da educomunicação audiovisual para a Expedição Memórias do Mar, realizada pelo Projeto Meros do Brasil. A expedição percorreu o litoral brasileiro durante seis meses com uma unidade móvel de audiovisual e estrutura para shows musicais, promovendo a cultura local e estimulando a expressão comunicativa através das artes. Os pontos focais foram as regiões berçários do Mero, único peixe com moratória de pesca no Brasil. A expedição produziu diversos audiovisuais, entre os quais o "Ilha dos Lençois e São Luis - MA".
O associado falou também sobre o projeto Babitonga Ativa, em uma parceria com a UNIVILLE, relatando a experiência das oficinas de educomunicação audiovisual e socioambiental que buscaram estimular ações e fortalecer coletivos locais.
Educom.cine: Luz, Câmera, Educom!
A conferência encerrou com a apresentação do programa de extensão Educom.Cine, coordenado pelo próprio professor Rafael. O Educom.Cine integrou uma equipe de oito oficineiros, alunos do 5º ao 9º ano e voluntários locais na produção de dois episódios de um programa de TV infanto-juvenil numa uma escola municipal de Florianópolis /SC. O programa foi batizado pelas crianças de “Luz, Câmera, Educom!” e teve como temática os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como forma de promover uma ação glocal (parâmetros globais para a atuação local).

Mais informações:
- Página do programa Educom.cine: www.facebook.com/educom.cine
- Vinheta da Música Tema do programa “Luz, Câmera, Educom!” (com legenda em espanhol):
www.youtube.com/watch?v=cAtE0_eA06k&feature=youtu.be
- Canal Memórias do Mar:
https://www.youtube.com/user/MemoriasDoMar/videos?shelf_id=0&view=0&sort=dd
- Projeto Babitonga Ativa
Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual resulta na produção de seis curta-metragens sobre a Baía Babitonga
http://www.babitongaativa.com/single-post/2016/10/07/Ciclo-de-Oficinas-em-Educomunicação-Audiovisual-resulta-na-produção-de-seis-Curta-Metragens-sobre-a-Ba%C3%ADa-Babitonga
- Oficinas de educomunicação socioambiental integram quarto ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania
http://www.babitongaativa.com/single-post/2016/08/04/Oficinas-de-educomunicação-socioambiental-integram-quarto-ciclo-de-oficinas-da-Formação-Continuada-em-Ecocidadania
Nenhum comentário :
Postar um comentário