terça-feira, 7 de março de 2017

Educomunicação é discutida por associado da ABPEducom, na Autônoma de Barcelona


O sócio da ABPEducom e professor da UDESC, Rafael Gué Martini, esteve na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) no dia 13 de fevereiro  para ministrar a conferência “Educomunicación y audiovisual: perspectivas escolares y no escolares”.
A conferência foi a primeira aula da nova turma do Máster Internacional en Comunicación y Educación, onde os alunos estão na fase de definição de seus projetos. O diretor do máster, José Manuel Pérez Tornero, considerou que a diversidade de experiências do conferencista na área da educomunicação possibilitaria apresentar aos alunos um leque de possibilidades de intervenção com esta área em diversas realidades sociais.

Associado da ABPEducom Rafael Martini (a esq.) discute Educomunicação, na Autônoma de Barcelona




Sempre na perspectiva da investigação-ação, Rafael apresentou alguns resultados de seu trabalho de 12 anos como educomunicador, no terceiro setor e em instituições de ensino. Desde a atuação como pesquisador e Agente Comunitário de Comunicação, até sua recente experiência como coordenador do programa de extensão da UDESC Educom.Cine.

Entre os trabalhos apresentados esteve o treinamento e consultoria na área da educomunicação audiovisual para a Expedição Memórias do Mar, realizada pelo Projeto Meros do Brasil. A expedição percorreu o litoral brasileiro durante seis meses com uma unidade móvel de audiovisual e estrutura para shows musicais, promovendo a cultura local e estimulando a expressão comunicativa através das artes. Os pontos focais foram as regiões berçários do Mero, único peixe com moratória de pesca no Brasil. A expedição produziu diversos audiovisuais, entre os quais o "Ilha dos Lençois e São Luis - MA".

O associado falou também sobre o projeto Babitonga Ativa, em uma parceria com a UNIVILLE, relatando a experiência  das oficinas de educomunicação audiovisual e socioambiental que buscaram estimular ações e fortalecer coletivos locais.

Educom.cine: Luz, Câmera, Educom!



A conferência encerrou com a apresentação do programa de extensão Educom.Cine, coordenado pelo próprio professor Rafael. O Educom.Cine integrou uma equipe de oito oficineiros, alunos do 5º ao 9º ano e voluntários locais na produção de dois episódios de um programa de TV infanto-juvenil numa uma escola municipal de Florianópolis /SC. O programa foi batizado pelas crianças de “Luz, Câmera, Educom!” e teve como temática os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como forma de promover uma ação glocal (parâmetros globais para a atuação local).




Mais informações:

- Página do programa Educom.cine: www.facebook.com/educom.cine

- Vinheta da Música Tema do programa “Luz, Câmera, Educom!” (com legenda em espanhol):
www.youtube.com/watch?v=cAtE0_eA06k&feature=youtu.be

- Canal Memórias do Mar:
https://www.youtube.com/user/MemoriasDoMar/videos?shelf_id=0&view=0&sort=dd

- Projeto Babitonga Ativa
Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual resulta na produção de seis curta-metragens sobre a Baía Babitonga
http://www.babitongaativa.com/single-post/2016/10/07/Ciclo-de-Oficinas-em-Educomunicação-Audiovisual-resulta-na-produção-de-seis-Curta-Metragens-sobre-a-Ba%C3%ADa-Babitonga

- Oficinas de educomunicação socioambiental integram quarto ciclo de oficinas da Formação Continuada em Ecocidadania
http://www.babitongaativa.com/single-post/2016/08/04/Oficinas-de-educomunicação-socioambiental-integram-quarto-ciclo-de-oficinas-da-Formação-Continuada-em-Ecocidadania

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...