terça-feira, 20 de setembro de 2016

Associado defende mestrado na ECA USP sobre epistemologia da Educomunicação e da Arte-Educação.

Maurício Silva explora a inter e transdiciplinaridade entre as duas áreas do conhecimento


Na tarde de 19 de setembro de 2016, foi realizada a defesa de mestrado em Artes Vi suais na Escola de Comunicações e Artes da USP, cujo titulo é A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia  da Educomunicação.



A banca de avaliação contou com as participações especiais das professoras Dras Eliany Salvatierra (UFF),   Maria Christina de Souza Lima Rizzi (, CAP/ECA,orientadora), e Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz (CCA/ECA), nesta ordem na foto.


Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, o trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da ​Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. 

Por fim é indicado o Ler-Fazer-Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.




Com a presença de muitas pessoas, professores, colegas de curso, amigos e familia, ao final, contou com a homenagem especial do prof. Ismar de Oliveira Soares feita à Maurício pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em ações de pesquisa, estudos e ensino na área de educomunicação, seja na ECA e no NCE, seja na ABPEducom como associado ativo que tem sido! Parabéns Maurício!.

Em breve, a USP disponibilizará o Mestrado em seu banco de teses http://www.teses.usp.br/index.php?lang=pt-br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...