terça-feira, 12 de julho de 2016

Associado discute educomunicação a partir de livro paradidático

O educomunicador Wagner Bezerra, membro do CCD da ABPEducom, tem participado de encontros educomunicativos com os alunos do 5º e 6º anos para debater sobre a onipresença das mídias na vida cotidiana e a importância das leituras críticas e o consumo midiático consciente. Na foto, a visita aos alunos do Colégio Marista São José, Rio de Janeiro

Autor do livro , Cortez Editora, Livre adaptação do Mito da Caverna, do filósofo Platão, Wagner Bezerra inova ao utilizar a Alegoria da Caverna, escrita há mais de 2.000 anos, para convidar o público infanto-juvenil a refletir sobre o atravessamento da mídia (principalmente TV, games e internet) na vida cotidiana.


Por meio de uma fábula, o livro, que tem projeto gráfico da premiada ilustradora Silvana de Menezes (Premio Jabuti de melhor livro infantil - 2008), busca sensibilizar o público a transformar o mau consumo midiático (passivo/dependente) em bom consumo (crítico/sustentável).

De acordo com o autor, ao introduzir a educomunicação, como suporte paradidático no cardápio de pedagógico dos públicos infantil e juvenil, pais, alunos e professores estariam refletindo sobre o uso das mídias em comunhão com a formação de cidadãos críticos e esclarecidos.

Publicado em 2011 pela editora Cortez, o livro permanece atualíssimo, levando-se em conta o hiper consumo de games, TV e redes sociais entre as crianças e adolescentes brasileiros, fenômeno que têm chamado a atenção de diversos pesquisadores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...