quarta-feira, 29 de junho de 2016

FSP/USP produz cordel contando a história da fluoretação das águas

Contar a história da fluoretação das águas, sua origem, importância e como a proposta chegou ao Brasil, foi a intenção da criação do cordel "O Dragão da Maldade Contra a Fluoretação da Água", que nasceu de uma conversa entre o Prof. Dr. Paulo Capel Narvai - Professor Titular do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e especialista em fluoretação das águas, com os cordelistas Cristine Nobre Leite (que usa o nome artístico de "Madrugada") e Antônio Costa Teixeira (que usa o nome artístico de "Sereno").
Após a publicação do cordel surgiu a ideia de musicá-lo e fazer um videoclipe. Para a música os autores contaram com a participação de Antônio Costa Teixeira (Sereno). Gravado no TL Studio, em Guarabira, PB, em 29 de setembro de 2015, o cordel musicado virou um documentário produzido pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal - CECOL/USP e está disponível no portal YouTube, e para uso como ferramenta didática para estudos sobre fluoretação das águas, autorizado por Cristine Nobre Leite e Paulo Capel Narvai.

Segundo o Prof. Capel, "a iniciativa de escrever literatura de cordel foi um desafio e ao mesmo tempo um estímulo. Com quase uma centena de artigos publicados em revistas científicas, tenho uma certa familiaridade com literatura científica, mas fazer versos não é algo fácil para mim. Então, eu tive de aprender a fazer. Para isto a parceria com a Dra. Cristine foi decisiva. Pacientemente ela me orientou sobre métrica e rimas e outros detalhes e o cordel foi ganhando vida, e sendo permeado por aquela atmosfera típica desse tipo de literatura popular. Ao contar a história da fluoretação das águas em um cordel, nós quisemos preservar nos versos os conflitos de valores, a luta entre o bem e o mal, o universo muitas vezes mágico presente nas histórias que os cordéis relatam. Por isso a evocação do Dragão e do Santo Guerreiro. Creio que funcionou. Nossa expectativa é que, utilizando essa linguagem poética, possamos ampliar o leque de interessados no tema e popularizar os esforços em prol da água de abastecimento público, de qualidade, portanto clorada e fluoretada, como direito de todos. Quanto ao vídeo, a perspectiva é de que seja utilizado amplamente, seja em atividades didáticas em processos formais de aprendizado, seja em espaços de discussões sobre saúde pública, SUS e direito à saúde. Espero que funcione. Minha filha achou o vídeo um pouco longo. Expliquei que assim é o cordel. Ele precisa contar uma história. Isso requer um tempo maior do que o videoclipe de uma canção."

O CECOL da USP foi inaugurado em 26 de novembro de 2009 e criado na FSP para desenvolver atividades de vigilância da saúde bucal, com ênfase aos aspectos relacionados com a vigilância da fluoretação das águas de abastecimento público e temas associados. Busca-se, assim, contribuir para melhorar a qualidade da gestão setorial com o objetivo de dotar o país de um sistema de vigilância da fluoretação das águas assentado em informações confiáveis e melhorar a qualidade dos dados disponíveis sobre a cobertura da fluoretação no Brasil.

O prof. Paulo Capel Narvai é Coordenador Geral do CECOL/USP e participa da Rede VIGIFLÚOR - A Rede Brasileira de Vigilância da Fluoretação da Água.

Cristine Nobre Leite é cearense, radicada na Paraíba. É graduada em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e especialista em Odontologia para Pacientes Especiais (2006) e em Odontologia em Saúde Coletiva e da Família (2012). Atualmente integra uma Equipe Saúde da Família em Pirpirituba - PB e atua também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Belém - PB, onde atende pessoas com deficiência. É Conselheira Municipal de Saúde.

Acesse ao cordel e ao videoclipe "O Dragão da Maldade Contra a Fluoretação da Água", no site do CECOL/USP ou diretamente via YouTube.

Mais informações e entrevistas para a imprensa, com o Prof. Paulo pelo Cel. : 11-97515-5068 ou pelo e-mail: pcnarvai@usp.br




Fonte: Assessoria de imprensa da FSP/USP

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...