domingo, 22 de maio de 2016

Educomunicação, Política Pública em Andirá-PR

O município de Andirá, no Paraná, tornou-se notícia recentemente por haver aprovado uma Lei Educom. É de lá que chega a informação de que a Lei está sendo cumprida: acaba de ser realizada a oferta de uma oficina de Jornal, desenvolvida com os cerca de 80 idosos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), na manhã da sexta-feira, 20 de maio. O trabalho faz parte do Projeto Educom, desenvolvido pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e em parceria com todas as demais áreas do governo. O objetivo foi o de colaborar para a democratização da comunicação, tornando-a ferramenta de política pública de intervenção social e cultural.


Capacitação Continuada em Educomunicação
Todo o trabalho foi mediado pela equipe de profissionais do CCI que participam do Curso de Capacitação Continuada em Educomunicação, todas as quartas-feiras. Elas e profissionais de vários outros setores do governo municipal estão aprendendo como usar os diversos mecanismos de mídia para dinamizarem o desenvolvimento dos trabalhos nos setores, ampliarem ecossistemas comunicacionais, tornando as ações públicas mais efetivas para a população.

Metodologia
De acordo com Secretário de Comunicação da cidade, Tiago Dedoné, a metodologia usada foi a seguinte: Primeiro, os idosos tiveram uma palestra sobre os passos do processo de construção das notícias; depois, fizeram uma oficina de análise crítica da mídia (leram jornais, recortaram matérias ligadas às diversas editorias, trocando ideias sobre os temas observados) e, na sequência, produziram um jornal mural, instalado no refeitório central.

Os idosos também tiveram um terceiro momento de contato com o jornal, promovendo uma grande reunião de pauta, onde eles mesmo elencaram sugestões de produção de informações que irão fazer parte de um produto que irão construir. O Jornal do CCI irá nascer com participação democrática de todos no processo de construção. “Foram momentos incríveis. Eles se dedicaram bastante na oficina, deram sugestões, estão empolgados com os procedimentos da construção do jornal deles, ampliaram coeficientes comunicacionais. As profissionais do setor estão de parabéns. Foram muitos sorrisos e exposições de protagonismo. O trabalho está dando resultados bastante significativos no campo da cidadania”, enalteceu Dedoné, quem coordena este trabalho em Andirá. A aplicação dos trabalhos no Centro de Convivência dos Idosos será apresentado no final do curso de capacitação em Educomunicação, onde todos os servidores, de todos os setores irão apresentar as experiências desenvolvidas, as metodologias destacadas, desafios elencados e objetivos alcançados.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...