sábado, 30 de abril de 2016

Educomunicadores de Mato Grosso organizam II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

O II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho de 2016 com atividades presenciais e pela Internet. É possível participar do evento apenas pela Internet com direito à certificado de participação e de apresentação de trabalhos nos formatos de artigos, relato de experiência e pôster. O evento é promovido por pesquisadores do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e sócios da ABPEducom em Mato Grosso, tendo o apoio direto da associação nacional.

"Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis" foi o projeto de pesquisa que proporcionou a realização desse evento que conta com pesquisadores de diversas instituições brasileira, como é possível visualizar na programação do evento. Os eixos temáticos discutem a educomunicação a partir do protagonismo juvenil, empoderamento, direito à comunicação, projetos de extensão, webjornalismo, jornalismo ambiental, educomunicação socioambiental e práticas educomunicativas.

Serão quatro mesas de discussões, sendo que uma será presencial na cidade de Alto Araguaia-MT com transmissão pela Internet; e as outras três serão webconferências com palestrantes de diversas cidades brasileiras.


Momentos presenciais
A Mesa de Abertura com o tema "Educomunicação no ensino superior de Jornalismo" terá a participação de representantes da ABPEducom, além de outras instituições. O Presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares participará à distância do evento e o Secretário Executivo da ABPEducom, Claudemir Viana - também coordenador do NCE-USP e professor da ECA-USP - se fará presente ao local.

Ainda se farão presentes nessa mesa, a presidente da Sociedade de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Cláudia Lago que também é professora da ECA-USP e membro do NCE-USP. A conselheira do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da ABPEducom, Maria Célia Rehder também estará presente no evento. O Programa de Educomunicação da SME-SP será apresentado por Carlos Lima e os projetos de educomunicação da Seduc-MT também serão mostrados no evento. 

O presidente do Conselheiro de Educação de Mato Grosso (CEE-MT) e os pró-reitores de extensão e pesquisa da Unemat também estarão presentes no evento.

Ainda no primeiro do dia do evento no período vespertino haverá um minicurso que será trabalhado por Claudemir Viana, Cláudia Lago, Maria Célia Rehder e Carlos Lima, também com transmissão pela Internet.


Webconferências - de sua sala para o mundo

As mesas redondas virtuais acontecerão em plataforma a ser indicada posteriormente, com mediação e gravação do conteúdo para disponibilização no ambiente virtual de aprendizagem educomunicativo, próprio do evento.

Em 14 de junho, a mesa 1 discutirá os Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos com os seguintes pesquisadores: Rosane Rosa (UFSM), Claudio Messias (UFCG), Claudemir Viana (USP), Antonia Alves Pereira (Unemat), Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Unemat) e Ulisflávio Oliveira Evangelista (Unemat).

Nesse mesmo dia, a mesa 2 vai abordar a temática "Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil" com os jornalistas: Bruno Ferreira (Revista Viração), Marcus Tavares (Revista Pontocom), Maria Célia Rehder (Campanha Nacional de Direito à Educação e NCE-USP), Cristiane Parente (ABPEducom e Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho-Portugal.Doutoranda em Educação para os Media); e com os professores de secretárias de educação que coordenam projetos educomunicativos: Carlos Lima (Nucleo de Educomunicacao SME/SP – São Paulo) e Jesualdo Freitas (jovens RS).

A mesa do dia 15 vai discutir o "Webjornalismo, Jornalismo ambiental e Educomunicação socioambiental" com as jornalistas Gisele Neuls (Sistema Ambiental Paulista), Débora Menezes (Educom Verde) e Sucena Shkrada Resk (Blog Cidadãos do Mundo e Instituto Centro de Vida – ICV) e a professora, também jornalista, Ana Carolina Araújo e Silva (Unemat).


Apresentação de trabalhos

Os trabalhos em formato de artigos, relatos de experiência e pôsteres que foram inseridos no evento, serão discutidos nos fóruns temáticos numa processo dialógico entre autores e participantes daquele fórum específico. Todos esses trabalhos constarão nos Anais do evento, sendo que alguns serão selecionados pela Comissão Científica para serem publicados no e-book que serão lançado.






Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação
Programação
Inscrição como ouvinte/participante
Inscrição de trabalhos e normas para apresentação de artigos, relatos e pôsteres
Discussões virtuais (AVAE-Moodle) – artigos, webconferências, videos e fóruns de discussão
Pesquisadores do Curso de Jornalismo que promovem o evento: Pesquisa.Educom
Parceira e copromotora do evento: ABPEducom/ABPEducom-MT

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...