segunda-feira, 28 de março de 2016

Viração recusa convite para participar de evento da Globo News

A Agência Jovem de Notícias divulgou que a Viração acaba de recusar convite da Globo News para participar de debate sobre jornalismo colaborativo, no dia 31 de março.

Afirma a nota:
No dia 17 de março de 2016, perto das 15h, a equipe da Viração recebeu um convite da GloboNews para que um representante da Vira participasse de uma conversa sobre jornalismo colaborativo no dia 31 de março, coincidentemente, o dia em que ocorreu o Golpe Militar em 1964, com o seguinte teor: “Estamos convidando jovens de periferias de São Paulo que são ligados à produção visual e/ou formadores de opinião e/ou que tem o olhar voltado para a notícia”. A Viração negou o convite devido às crenças e ideais seguidos nesses 13 anos de história.

Segue abaixo a resposta dada à GloboNews:

Agradecemos o contato, mas recusamos o convite para participar do evento na sede da Globo News por uma questão de coerência com o que acreditamos e fazemos na Viração, que diverge em absolutamente tudo do que pratica a Rede Globo.

A Viração luta pelo direito humano à comunicação, violado desde sempre pela Globo, que atua fortemente para impedir qualquer tentativa de democratização das comunicações no País.
Produzimos uma comunicação responsável, democrática e popular e não compactuamos com uma empresa que, num momento crítico como o que vivemos, incita o ódio e manipula informações. A Rede Globo coloca em risco nossa democracia para alcançar seus interesses políticos, ideológicos e econômicos e não podemos concordar com isso.

A democracia nos é muito cara e caminhamos ao lado de pessoas e movimentos que dedicaram e dedicam suas vidas a ela. Além disso, não acreditamos que a Rede Globo possa realizar uma iniciativa de “jornalismo colaborativo”, pois a colaboração só pode se dar em relações pautadas pela igualdade, solidariedade e respeito.

Seguimos na luta, colaborando com milhares de comunicadores midialivristas, que enfrentam diariamente o poder hegemônico da Rede Globo, e de todo o monopólio midiático para construir uma narrativa popular da história contemporânea do Brasil, que defenda os direitos humanos, os interesses efetivamente públicos do país e da democracia.

Atenciosamente,
Equipe da Viração Educomunicação


Fonte: Viração recusa convite para participar de evento da Globo News

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...