sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Educomunicação na prática com crianças e jovens do Lar das Crianças


Equipe Lar das Crianças e ABPEducom
Na última semana, representantes da ABPEducom, associados, iniciaram o novo ano de 2016 de maneira muito especial, numa oportunidade impar viabilizada pela parceria entre a ABPEducom e o Lar das Crianças. Essa instituição educativa que existe há quase 80 anos na região de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, tem por trás uma grande associação entre pessoas e instituições financiadoras de seus projetos socioeducativos, oferecidos a crianças e jovens.




A parceria surgiu da demanda da instituição por projetos educomunicativos integrando o Projeto Político Pedagógico da instituição que atende cerca de 300 pessoas. Deste total, o projeto Jovens Comunicadores será desenvolvido com cerca de 120 pessoas organizadas em três grupos por faixa etária 7-9, 10-12, 13-16.

Em cada grupo, a equipe formada por Claudemir Viana e Jurema Brasil Xavier (coordenadores) e Luiz Altieri Soares e Bruno Ferreira (educomunicadores) terá como desafio a implementação de procedimentos de produção midiática pelas crianças e jovens, ancorados nas referências da educomunicação como paradigma. Assim, a perspectiva de compreensão e atuação quanto aos processos educomunicativos podem e precisam ser fortalecidos e explorados, comprometidos com os direitos humanos e a justiça social.

Na foto, a reunião dos educadores sociais com os educomunicadores, inicia-se a atuação parceira promovendo uma palestra na manhã de sexta-feira passada, 22 de janeiro, com o prof. Dr. Claudemir E. Viana apresentando aspectos principais do paradigma educomunicação. À tarde, a equipe promoveu um workshop de planejamento colaborativo com o desafio de se pensar a educomunicação como elemento a ser explorado.

Bruno Ferreira disse sobre suas expectativas neste projeto que terá a duração de um semestre. “É uma grande oportunidade de vivenciar práticas educomunicativas com crianças e jovens na produção de radio, jornal e vídeo, podendo contar com todo apoio da instituição e o comprometimento de todos para que a experiência seja muito frutífera para todos, sobretudo para as crianças, os jovens e os educadores com quem a equipe atuará direta ou indiretamente”.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...