sábado, 21 de novembro de 2015

Crianças e adolescentes da SME reportaram, em blogs, encontro sobre educomunicação na Zona Norte de São Paulo

“Nossa escola Almirante Tamandaré, os alunos da Rádio Calafrio, eu e a professora Ludmila gostaríamos de agradecer imensamente a possibilidade de participar de um evento efetivamente educomunicativo como o de 11/11/2015”. É o que afirma a Profa Maria Madalena Iwamoto Sercundes, em mensagem ao Prof. Ismar Soares, sobre a presença de professores e estudantes da EMEF "Almirante Tamandaré" ao encontro intitulado "Diálogo sobre Educomunicação e TICs como possibilidades pedagógicas", com a presença do Prof. Ismar de Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação – NCE, da Universidade de São Paulo - ECA - USP e da Mestra Paola Prandini, formadora no Programa Nas Ondas do Rádio SME SP, no auditório da biblioteca do Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo.

O debate fez parte da 1ª Mostra de Educação que a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé havia promovido entre 6 e 11 de novembro de 2015.

O agradecimento da professora vinha acompanhado do link para o blog da escola, onde se encontrava depositada a cobertura educomunicativa realizada pela equipe de estudantes que a acompanhou ao evento.

Afirma o texto da cobertura: “Os alunos fizeram alguns questionamentos sobre Educomunicação ao Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares e a Paola Prandini tais como, se eles acreditam que, com o passar do tempo, passe a fazer parte das disciplinas da escola. O professor Ismar disse que não acredita que "a Educomunicação entre como uma disciplina, mas sim como um procedimento que envolve os alunos através de projetos, e a esperança é de que esse movimento cresça até que toda a escola seja educomunicativa." Já Paola Prandini afirma que "é uma área que pode abrigar diversos temas, ela pode estar em qualquer aula: Matemática, História, Geografia, Artes... cabe em qualquer conteúdo no campo da Educomunicação, entendendo esses conteúdos como um campo transversal," e citou que o projeto da Rádio Calafrio já é um exemplo educomunicativo”. 



Prof. Ismar entrevista Letícia, de 9 anos

Afirma, ainda, o texto da matéria publicada no blog da escola que a aluna Letícia Medeiros da Silva, de 09 anos, do 3ºC, Ciclo de Alfabetização, também foi entrevistada pelo professor Ismar que perguntou a ela se estava gostando de participar do projeto e citou que em outros países como Colômbia, Peru, Argentina, Chile, México, Equador também há projetos educomunicativos, uma vez que a estudante falou que, a partir do próximo ano, pretende estudar espanhol e inglês para ampliar o currículo. Além disso, mencionou aos palestrantes que já produziu um vídeo sobre glutamato monossódico, como parte de um dos projetos desenvolvidos na escola sobre Alimentação Saudável. O educador disse que passaria o vídeo da aluna para os estudantes da Faculdade de Saúde Pública, da USP, que também produzem vídeos sobre o mesmo tema. Veja a cobertura completa:
<http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/search/label/Protagonismo%20Infanto-Juvenil>.


Imprensa Jovem

O evento contou também com a presença da Profa. Mara Degilio, da EMEF "Martin Francisco", que também havia levado os alunos que fazem parte do projeto de Imprensa Jovem. A matéria produzida pelos alunos da Marin Francisco apresenta, além de um texto preciso, uma série de fotos que ilustram com muita riqueza a sequência das atividades ocorridas na biblioteca do Centro Cultura da Juventude. <http://emefmartinfrancisco.blogspot.com.br/2015/11/projetos-educomunicativos.html> .

Os blogs dos alunos registraram a participação de Cláudia Regina Dias Branco, responsável de DOT-P, Shirley Diniz e Kleber Silva, da DRE JT, assim como de Carlos Lima, responsável pelo Programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...