sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Revista ALTERJOR, um serviço aos educomunicadores

Acaba de sair a nova edição (N.2 / 205) da Revista Alterjor. A publicação presta uma homenagem ao mestre Luis Ramiro Béltran, recentemente falecido, além de trazer uma entrevista com a presidente da INTERCOM, Marialva Carlos Barbosa. A revista apresenta-se como um efetivo subsídio para o estudo e a prática da Educomuncação.

A revista

A revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular.

Subsídios para a prática educomunicativa

É importante ressaltar que as atividades do Alterjor, ao dar continuidade ao pensamento alternativo-popular implementado por importantes gestores culturais e profissionais da comunicação dos anos de 1960-1970, entre os quais o próprio Luis Ramiro Beltrán, têm como objetivo a plena democratização da comunicação, favorecendo todos os segmentos da sociedade. O fato situa a revista ALTERJOR como importante subsídio para os educomunicadores que alimentam o mesmo propósito político.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...