domingo, 12 de outubro de 2014

MMA e ICMBio desenvolvem atividades para fomentar estratégias de Educação Ambiental e Comunicação nas UCs

ICMBio - Educação Ambiental"Desenvolvimento de atividades para a implementação da ENCEA" é um projeto que está contando com a consultoria da educomunicadora e jornalista Débora Menezes que, solicita a colaboração dos associados para essa iniciativa. A contribuição pode ser enviada até o dia 22 de outubro de 2014. 

Abaixo detalhes do projeto:



A Solar Consultoria, contratada pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA-MMA) e a Coordenação de Educação Ambiental (ICMBio) está coordenando o projeto Desenvolvimento de atividades para a implementação da ENCEA: registros de experiências, indicadores, cadernos pedagógicos e incentivo à rede de articulação entre atores envolvidos na implementação da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA). É um projeto em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), e terá a duração de aproximadamente seis meses (entre setembro de 2014 a fevereiro de 2015). 
A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA) é um documento que traz diretrizes, objetivos e propostas para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações de Educação Ambiental na interface com a Comunicação, incluindo também ações no âmbito do campo da Educomunicação. Este documento compõe estratégias no contexto do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), com base na Política Nacional de Educação Ambiental.  

Os objetivos do projeto são mapear experiências de EA e comunicação nas UCs federais; elaborar indicadores para avaliação e monitoramento de projetos envolvendo essas temáticas; e produzir cadernos educativos para a implementação prática das diretrizes propostas na ENCEA.  

O projeto complementa as ações articuladas entre MMA e ICMBio para fortalecer a educação ambiental e sua interface com a comunicação no âmbito das Unidades de Conservação. Entre outros, está em andamento a finalização de um questionário sobre atividades de EA nas UCs e um banco de dados online com atividades apoiadas pela Coordenação de EA do ICMBio – são 43 até o momento, mas esse número pode ser maior. Ao todo, existem 313 Unidades de Conservação federais, administradas pelo ICMBio. O esforço de articulação em rede, a partir de encontros e jornadas como os Fóruns Brasileiros de Educação Ambiental e eventos acadêmicos, como o SAPIS, refletem-se nesse trabalho que pode trazer uma grande contribuição às políticas públicas de educação ambiental, a partir da implementação da ENCEA.  

A primeira fase do projeto é a de levantamento de experiências por meio de relatórios sistematizados, artigos, publicações, sites, páginas nas redes sociais e outros materiais de referência de projetos e programas de educação ambiental e comunicação realizados nas UCs federais.  
Solicitamos que estes materiais sejam enviados por e-mail para enceaemcena@gmail.com
O prazo para o envio de materiais sobre experiências de EA e comunicação nas UCs para que sejam inseridos às referências é até 22 de outubro de 2014.  

Para saber mais: 
Canal de Educação Ambiental do ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/educacaoambientalDocumento ENCEA - http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/Politica/publicac3a7c3a3o-encea.pdf

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...