segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Educomunicação é discutida em Seminário Internacional promovido pelo Jornal O Globo

Ismair de Oliveira Soares é um educomunicadorRealizou-se, no Rio de Janeiro, entre 5 e 6 de setembro, o Seminário Internacional Educação 360, que contou, entre seus convidados internacionais, com a presença de Edgard Morin, antropólogo, filósofo e sociólogo; Pierre Levy, um dos pioneiros no estudo da cibercultura e do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação sobre a sociedade e sobre o ensino e Shukla Bose, líder da Fundação Humanitária Parikrma, que tem uma importante atuação educativa em áreas carentes na Índia, com resultados surpreendentes. 


Entre as Mesas Plenárias mereceu destaque o debate sobre a Mídia e Educação, com a presença de Pedro Bial, apresentador de TV, com programas voltados para o público jovem, Lucia Araújo, Jornalista e Diretora do Canal Futura; Gustavo Ioschpe, Articulista da revista Veja e colunista da Folha de São Paulo e Ismar de Oliveira Soares, jornalista, educomunicador e professor titular da USP, responsável pela Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da mesma um Universidade. A mesa foi mediada por Octavio Guedes, Diretor de redação do Jornal Extra. 


O Educomunicador 

O Jornal O Globo em sua edição de 6 de setembro, ao fazer a cobertura do Seminário abre um subtítulo e comenta a fala do presidente da ABPEducom: Eis do Educomunicador 
 ... Já para o professor da USP Ismar de Oliveira Soares, o que existe é uma necessidade de transformar o aluno em um produtor de notícias. Esse seria o papel do educomunicador, que ele defende: o profissional responsável por inserir técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. — Quando a criança produz conteúdo midiática, ela desenvolve a capacidade de avaliar a mídia em geral. Imagina cada escola como um centro de produção de comunicação? — propõe. 

Veja também documentários em vídeo com palestras dos principais expositores e relatos de experiências - algumas delas educomunicativas - disponibilizados pelo site do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...