sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Educomunicação orienta ações no Museu da Imagem e do Som de Campinas

Oficina de vídeo-dança com parangolés | Crédito: Divulgação MIS
Oficina de vídeo-dança com parangolés
| Crédito: Divulgação MIS
O programa educativo Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) fundamenta-se nos princípios teóricos e metodológicos da Educomunicação para promover sua missão de maneira crítica e dialógica. Segundo a educomunicadora Juliana Siqueira, responsável pelo programa que existe desde 2005, são quatro estratégias ou eixos de ação desenvolvidas: promover o conhecimento da linguagem audiovisual e seu desenvolvimento histórico e estético; proporcionar a experimentação da produção; apoiar a formação de circuitos alternativos de fruição cultural e difusão da produção popular na periferia; e incentivar o desenvolvimento de uma cultura de acervo e preservação. 




Viência de jongo, patrimônio imaterial do Sudeste | Crédito: Divulgação MIS
Vivência de jongo, patrimônio imaterial do Sudeste
| Crédito: Divulgação MIS
As atividades realizadas incluem formação continuada de educadores, oficinas populares de fotografia, vídeo e desenho de animação, exposições e exibições itinerantes, formação de produtores independentes de documentário (curso DOC 360°) e, mais recentemente, educação museal inclusiva para pessoas com deficiência visual e surdez. 

Pedagogia da Imagem tem sido constantemente aperfeiçoada por meio da pesquisa-ação colaborativa. Os projetos são realizados em parcerias com escolas públicas municipais e estaduais, serviços públicos de saúde e assistência social (em especial voltados ao atendimento educativo de adolescentes), ONGs e pontos de cultura que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade e instituições dedicadas à inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva. 


Educação patrimonial e oficina de fotograma | Crédito: Divulgação MIS
Educação patrimonial e oficina de fotograma | Crédito: Divulgação MIS

O olhar crítico propiciado pela atitude de profissional-pesquisador dos envolvidos no programa transforma o Museu em um laboratório aberto à experimentação de metodologias participativas e campo fértil para a produção acadêmica. Além disso, o programa proporciona experiência em educação não-formal a alunos de graduação de diversos cursos da Unicamp, das ciências humanas e da saúde, em estágio supervisionado. 

A prática educomunicativa, somada a uma administração institucional historicamente aberta, contribui para estreitar os vínculos entre o MIS-Campinas e o cidadão, tornando-o um co-autor/colaborador do museu. Na produção e gestão de acervos e na curadoria da sua programação, as pessoas são protagonistas, e não apenas “usuárias” ou “público-alvo”. 

A participação, que constitui a tônica dessa relação, expressa-se na orientação estratégica do MIS – “Um museu feito por nós” – e no movimento coletivo pela instauração de um conselho local de cultura. Trata-se de um esforço orientado no sentido de constituir o museu como um ecossistema comunicativo plural e interativo, onde os desafios cotidianos da preservação e apropriação do patrimônio audiovisual sejam enfrentados e geridos coletivamente, no interesse de toda a comunidade. 

Educação patrimonial e oficina de fotograma no laboratório do MIS Passeio histórico: apropriação do espaço urbano e oficina de produção de vídeo Oficina de vídeo-dança com parangolés e vivência de jongo, patrimônio imaterial do Sudeste. 


Passeio histórico: apropriação do espaço urbano | Crédito: Divulgação MIS
Passeio histórico: apropriação do espaço urbano | Crédito: Divulgação MIS

Oficina de produção de vídeo | Crédito: Divulgação MIS
Oficina de produção de vídeo | Crédito: Divulgação MIS

MIS é um museu público municipal, fundado em 1975, dedicado à preservação, difusão e apropriação do patrimônio audiovisual local, como instrumento de desenvolvimento humano e social. 


Recursos on-line 
As ações e propostas da Pedagogia da Imagem, bem como textos e recursos utilizados em cursos e oficinas estão disponíveis nos endereços: http://sites.google.com/site/educomunicacaomuseal, http://pedagogiadaimagem.wordpress.com e http://miscampinas.wordpress.com

O Museu da Imagem e do Som de Campinas fica na Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP. Fone: (19) 3733 8800. E-mail: pedagogiadaimagem@campinas.sp.gov.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...