quinta-feira, 29 de maio de 2014

ABPEducom se faz presente em projeto educomunicativo em Alto Araguaia-MT

Equipe da revista Se Liga - crédito: Se Liga
A Diretora de Comunicação da ABPEducom, Antonia Alves, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), coordena o projeto de extensão "Revista Se Liga", na cidade de Alto Araguaia, em Mato Grosso. Além desse projeto educomunicativo, o campus apresenta outros dois projetos de extensão e um de pesquisa na perspectiva do paradigma da Educomunicação.


Abaixo, a reprodução da notícia divulgada no blog da revista.



Os integrantes do projeto de extensão “Se liga!” realizam reunião hoje (quinta-feira, 29) às 14h, na sala dos professores do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Unemat/campus Alto Araguaia. Entre as pautas do encontro, a discussão sobre o resultado dos contatos com as direções das escolas públicas que serão visitadas para apresentar a iniciativa aos estudantes. 
São elas as estaduais Arlinda Pessoa Morbeck (no bairro Vila Aeroporto), Maria Auxiliadora e Carlos Hugueney (Centro) e a municipal Maria Julia (Cohab). Será a segunda reunião do grupo neste ano, na retomada do projeto. 
A primeira ocorreu no dia 22 e contou com a presença: da coordenadora e professora Antônia Alves Pereira; do membro e docente Gibran Luis Lachowski; dos colaboradores e jornalistas João José Alencar, Wanderléia Pereira da Silva e Ana Paula Ramos Carnahiba, além da professora e ex-coordenadora Cássia Regina Tomanin. 
Nessa reunião houve um resgate sobre o projeto, iniciado em 2011, que teve duas edições da revista “Se liga!”, sendo a primeira, impressa, e a segunda, digital. Houve a indicação de que se faça uma recuperação da história da iniciativa a partir de artigos já publicados e de relatos dos participantes.  
No encontro, cada integrante também pode falar de sua experiência com iniciativas ligadas à educomunicação. Antônia informou que trabalha com essa perspectiva educomunicativa há cerca de dez anos e participa de uma rede nacional de pesquisa na área, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).  
Gibran e Ana Paula disseram que dão minicursos desde 2009 sobre leitura crítica da mídia e comunicação dialógica para estudantes, universitários e militantes de movimentos sociais. João José contou sobre o projeto "Jovens em ação" que desenvolve na E.E. Maria Auxiliadora e que consiste na produção de um jornal escolar pelos estudantes. Wanderléia e Cássia mencionaram ter como principal experiência em educomunicação a condução do projeto “Se liga!” de 2011 a 2013. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...