quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Seminário sobre jogos eletrônicos, educação e comunicação acontece em abril


Chega à décima edição o Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – Construindo Novas Trilhas do grupo de professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), coordenado pela professora Lynn Alves. O evento será nos dias 29 e 30 de abril. 


Os pesquisadores do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e da ABPEducom que atuam com a temática tem participado das edições do evento, dentre os quais o associado Carlos Eduardo Lourenço que defendeu sua dissertação sobre o estado da arte da produção de teses e dissertações sobre games - entendidos como forma de comunicação - no banco de dados Capes entre 1987 e 2010.

O desafio desta é edição é  estabelecer uma interlocução entre jogos eletrônicos educação, saúde e inclusão social na perspectiva da acessibilidade digital, informou a coordenadora à revista Revistapontocom

Visa, ainda, reunir uma rede de pesquisadores e desenvolvedores de jogos a fim de discutir e explorar esse novo campo de estudo e produção, onde todos tem direito a jogar. 

 Nesta lógica o objetivo principal é reunir uma  “O processo de reabilitação neuropsicológica através do uso dos games será apresentado como uma proposta inovadora no âmbito das práticas de saúde mediante a apresentação do Project Neumann. E a inclusão social será discutida a partir dos diversos recursos de acessibilidade digital atrelada aos games de forma a garantir o direito universal de todos ao jogo”, avisa. 

Professores e pesquisadores interessados em participar com apresentação de artigos têm até o dia 31 de janeiro para enviar os trabalhos. Há quatro grupos de pesquisa: GT1 – jogos eletrônicos e cultura; GT2 – jogos eletrônicos e arte & design; GT3 – jogos eletrônicos e computação; e GT4 – jogos eletrônicos e saúde. 

E a exemplo dos anos anteriores, será realizada a Mostra de Jogos Eletrônicos,na qual desenvolvedores terão a possibilidade de apresentar o seu game e socializar com a comunidade o processo de desenvolvimento. Nesta edição, a mostra terá uma categoria específica para os jogos desenvolvidos com enfoque na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. O prazo de inscrição dos games termina no dia 1º de março. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...