sábado, 18 de janeiro de 2014

Para educomunicador, gestão participativa é estratégia para prevenção da saúde

Hércules Barros a gestão participativa na prevenção a saúde. Foto: Tatiana Reis

“É preciso a comunidade escolar (pais, professores, funcionários da escola) parar para escutar os jovens. Deixar que eles ocupem os espaços de decisão. Isso é Educomunicação. É a gestão participativa e compartilhada do conhecimento. Sem entrar no universo deles e juntos desenvolver educação e comunicação em saúde, as estratégias de prevenção ficam sem sentido para a juventude.” 


O recado acima foi dado pelo educomunicador Hércules Barros no dia 11 de janeiro, durante duas horas de bate-papo ao vivo na Rádio Nacional. Jornalista associado da ABPEducom, Hércules participou do programa Ação Periferia para falar de Educomunicação, saúde e prevenção. 

O Ação Periferia é uma parceria entre a Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Voltado para divulgação do rap brasileiro, o programa leva aos ouvintes de todo país aos sábados, de 12h às 13h, o melhor da cultura hip hop, além de divulgar informações e prestar serviços de interesse público. 

O educomunicador aproveitou o papo com os fãs de rap para ressaltar a importância da Educom como possibilidade de ampliação da democracia e mudança de comportamento. Citou a recente polêmica nas mídias sociais no segmento rap sobre a participação do rapper Slim Rimografia (Valter), no BBB. “Ele está ocupando um espaço de onde pode mandar o recado para milhões no lugar de falar para mil.” 

A intenção foi levar os ouvintes e pensar em ocupar espaços na mídia para promover o direito humano à comunicação. “O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), por exemplo, foi e veio desse reality show, BBB. Aproveitou a oportunidade de aparecer para milhões e se projetar politicamente. Hoje representa o segmento LGBT e defende a cidadania participativa e as causas sociais.” 

Para conferir a programação, o ouvinte pode sintonizar na Rádio (AM 980 Khz) ou acompanhar em vídeo no Portal EBC.


Matérias relacionadas:
Hércules Barros participa do IV Encontro Brasileiro de Educomunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...