terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ABPEducom expressa condolências pelo falecimento de Jorge Huergo

Foto compartilhada em seu perfil do Facebook

A ABPEducom expressa suas condolências pelo falecimento de Jorge Huergo (7 de janeiro de 2014), evento que provocou comoção de amigos nas redes sociais a partir de seu perfil no Facebook. Integrante da Universidad Nacional de La Plata, Argentina, Huergo "foi um lutador da educação pública e gratuita, e um grande docente que será recordado por suas qualidades humanas e incansável militância na Universidade", enfatizou a nota divulgada pela instituição.


O Prof. Ismar Soares, coordenador do NCE-USP, identifica o professor Jorge Huergo como um dos mais importantes estudiosos da relação comunicação/educação, na América Latina. Com ele conviveu em várias circunstâncias, entre as quais um seminário ocorrido, no ano de 2000, em Bogotá, Colômbia, do qual resultou uma primeira síntese sobre o campo. 

Huergo veio a São Paulo, a convite do Professor Ismar, em 2008, para um congresso sobre educação. A obra de Huergo foi objeto de análise da tese doutoral de Rose Pinheiro, defendida, na ECA, em 2013, que examinou a contribuição dos pesquisadores latino-americanos que, na vida do milênio, haviam se dedicado a pesquisar, sem qualquer contato entre si, a relação comunicação/educação, entre os quais Jesus Martin Barbero, José Luiz Braga, Ismar de de Oliveira Soares e o próprio Jorge Huergo.

"Um grande perda... um pesquisador sério, uma pessoa generosa... um grande companheiro...", expressou a professora Eliany Salvatierra que acompanha suas pesquisas desde a identificação do conceito de Educomunicação (SOARES, 1999). 

Huergo até o momento descrevia o campo como Comunicação/Educação desde sua dissertação de mestrado que levantou as discussões a partir das discussões de Paulo Freire e dos teóricos da Teoria da Libertação.


Mapa da Memória de Jorge Huergo.



Revista Comunicar faz sua homenagem: A nuestro querido educomunicador argentino Jorge Huergo, que se nos fue… 



Notícia atualizada às 15:58

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...