quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dez anos de Educomunicação e muita festa na Fundhas

Crédito: Álbum do 9º Encontro de Jovens Educomunicadores

Os dez anos de prática educomunicativa da Fundação Hélio Augusto de Souza foi celebrada no dia 7 de novembro, no espaço do Centro de Referência em Educomunicação e Educação Ambiental, em São José dos Campos, com a promoção do 9º Encontro de Jovens Educomunicadores. O objetivo do evento foi promover o dialogo e a troca de experiências em Educomunicação e Educação Ambiental, além de oferecer aos jovens a oportunidade de participarem de oficinas educomunicativas. 


Com o tema Educomunicação #transforma, tá ligado?, o encontro apresentou experiências que estão acontecendo em São Paulo com a utilização das linguagens educomunicativas. Para definição do tema, foi observada a linguagem utilizada pelos jovens, sobretudo nas redes sociais que têm se evidenciado um dos principais meios de comunicação entre eles. 

Nos relatos de experiência, além de a Fundhas apresentar os 10 anos de Educomunicação, o público conheceu as atividades realizadas pela Fundação Tide Setubal que utiliza as linguagens de rádio, jornal e tv para desenvolver ações na comunidade e a Organização Não Governamental Viração apresentou os 10 anos Educomunicando. 



Os participantes fizeram inscrição antecipada para participar das oficinas. Confira relação de oficinas e os respectivos educadores: 
  • Arte e Educação Ambiental - Tânia Castro Geraseev: Licenciatura plena em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas - UNESP - Especialização em Cultura Popular Brasileira - UNIVAP e Luiz Jacinto da Silva: Técnico em Agropecuária - Central de ensino e desenvolvimento agrário de Florestal - CEDAF - UFV - Pedagogia - UNIARARAS - UNICAMP (Universidade de Campinas) 
  • Circo - Penha Cericola - Penha nasceu e se criou no circo, em uma família de tradição circense brasileira. Há 17 anos é educadora do Projeto Âncora e ensina as técnicas circenses para crianças de 3 a 18 anos. 
  • Fanzine - Elisângela Nunes Cordeiro - Educomunicadora na ONG Viração, estudante de pedagogia, conselheira municipal de juventude. 
  • Fotonovela - Andréia Maria Machado - Professora educomunicadora, desenvolve trabalho socioeducativo há 16 anos, na Fundhas. Formada em Direito com Especialização em Gestão Pública Municipal e Eliane Martins Maia - Pedagoga, atua há 15 anos na educação, com experiência na área de Informática na Educação, Educomunicadora, já participou do Simpósio Internacional de Educomunicação - UNIVAP - Fundhas em 2007. 
  • Habitar é Comunicar - José Luiz Adeve e Andrelissa Ruiz - Jornalista e educadora do Núcleo de Comunicação Comunitária da Fundação Tide Setubal. Trabalha com educomunicação desde 2007. Formado em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul, com especialização em Redes Digitais e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo. 
  • Mural Interativo - Ana Júlia Campos - Orientadora Pedagógica do Instituto São José. Educadora e pesquisadora em Educomunicação.
  • Radionovela - Ana Paula Magno - Graduação em Comunicação Social. 
  • Rádio e TV - UNIVAP - Rádio e Leitura - Júlio Suñé - Bacharel em Direiro, Extensão Universitária em Educomunicação - ECA/USP, Pós graduando em mídias na Educação USP/MEC/UFPE, Educomunicador.
  • Stop Motion - Adriele Pereira - Graduada em Publicidade e Propaganda, Pós-graduada em Mídias na Educação, Educadora de Artes e Comunicação na Fundhas desde 2009. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...