sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Plano de Comunicação das Salesianas de Porto Alegre aborda educomunicação


Salesianas da Região Sul fizeram lançamento do Plano durante
a assembleia anual do grupo que tem sede em Porto Alegre-RS

As salesianas da Região Sul do Brasil - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - lançaram no dia 1º novembro de 2013, o Plano Inspetorial de Comunicação Social para o sexênio 2014-2020. Seguiu-se a cultura da Educomunicação que vem sendo disseminada pela instituição em nível mundial desde 2000, nas formas de gestão das relações interpessoais e da comunicação em todos os segmentos, inclusive nas escolas salesianas.

O documento também se propõe a orientar os processos relativos ao âmbitos da comunicação num processo interdisciplinar com as áreas da formação, informação e produção. O plano vem sendo elaborado desde 2011 por meio de questionário que promoveram a análise da realidade comunicativa inspetorial e da constituição de equipes de trabalho. De acordo com a coordenadora de Comunicação Social daquela inspetoria, Marcia Koffman, este instrumento visa "melhorar e qualificar os processos de comunicação, segundo as diretrizes do Instituto das fma e as exigências da cultura atual".

A experiência educomunicativa desse grupo, que se dedica à educação desde meados de 1800, foi objeto de pesquisa de mestrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). A dissertação foi realizada pela atual diretora de Comunicação da ABPEducom, Antonia Alves sob a orientação do professor Ismar de Oliveira Soares que assessorou a primeira experiência educomunicativa na elaboração da Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, em 2000, em Caracas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...