quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Presidente da ABPEducom debate a Educomunicação na América Latina e no interior do Brasil

Após sua aposentadoria como professor titular da USP, no dia 21 de setembro, data do encerramento do exitoso V Encontro Brasileiro de Educomunicação, o Prof. Ismar Soares, presidente da APBEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, decidiu celebrar seus 70 anos (Jubileu de Platina) com um a série de palestras e entrevistas, pela América Latina e pelo interior do Brasil. No roteiro, uma viagem ao México, para discutir a epistemologia da educomunicação com pesquisadores latinoamericanos e o retorno a São José dos Campos, SP, para participar do 9º Encontro de Jovens Educomunicadores da FUNDHAS.

01 a 06 de outubro
Palestra sobre Educomunicação no Congresso Internacional da ICOM-  International Christian Organisation of the Media, na Cidade do Panamá.

O painel contou também com a presença da Profa. Dilma de Melo Silva, que falou sobre o tratamento educomunicativo de suportes para debater as questões relacionadas à educação para o entendimento da cultura afro-brasileira.

Sequência das atividades:

08 de outubro
Debate sobre educomunicação na TV dos Trabalhadores,  em São Bernardo do Campo, SP. Participaram, também, Carlos Lima, do Programa Nas Ondas do Rádio (SME/SP), Roseli Fígaro (CCA-ECA/USP), além da jornalista Lilian Romão e da jovem Nathalia, da Revista Viração.

A TVT, primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores, entrou no ar no dia 23 de agosto de 2010, as 19h. Resultado de 23 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a emissora educativa é uma geradora e foi outorgada em outubro de 2009 à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos criada e mantida pelo Sindicato.

A programação vem ao ar pelo canal 46 UHF e pelo site da emissora: http://www.tvt.org.br/. Também está em 27 canais comunitários (a cabo) da Grande São Paulo e em mais de 240 pontos de abrangência da Rede NGT em todo o País. A programação é transmitida simultaneamente pela TV Web do Sindicato dosMetalúrgicos do ABC, cujo novo portal foi inaugurado no dia 29 de julho de 2010.

O debate sobre educomunicação ocorreu no espaço do programa CliqueLigue. Estará disponível para acesso a partir de 15 de outubro de 2013.

10 de outubro
Entrevista sobre educomunicação para o canal Canal da Imprensa da CBN Mogi Mirim.

23 a 26 de outubro
Conferências sobre educomunicação, na Cidade de Lerma de Villada, México, a convite do Grupo de Estudios en Comunicación Educativa (GECE) mantido por quatro Universidades, a saber: Nacional Autónoma de México (UNAM); Autónoma Metropolitana, Unidad  Lerma (UAM-L); Pedagógica Nacional (UPN) e Veracruzana (UV).
Estas serão as intervenções do Prof Ismar:
- 23 de octubre – Conferência: Educomunicación: de las cuestiones epistemológicas al mercado laboral (¿Hay espacio para el educomunicador?). 
- 24 de octubre – Conferência: La educomunicación como política pública en Brasil: movilización, soportes legales y programas de formación.
- 25 de outubro -  Apresentação de pesquisas em desenvolvimento no Méxcico sobre Comunicação- Educação. Moderadora: Dra. Luz María Garay Cruz (UPN).
Conclusões do painel a cargo do Prof. Ismar de Oliveira Soares.


30 outubro
Participação, por Skype, na 1ª Mostra de Trabalhos em Educomunicação da UFCG. Será o primeiro contato do Prof. Ismar com os alunos do curso de Comunicação Social, com habilitação em educomunicação.

31 de outubro 
Palestra sobre Educomunicação como um caminho de educação para os direitos humanos no III Seminário de Educação e Direitos Humanos: a experiência da educomunicação, promovido pela rede Marista, em Brasília, de 30 a 31 de outubro de 2013.

05 de novembro
Palestra para os alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ, as 19 às 21h, no auditório da Biblioteca do Campus Tancredo Neves (CTAN) da Universidaded Federal de São João del Rei, MG.

07 de novembro
Participação no 9º Encontro dos JovensEducomunicadores, FUNDHAS, São José dos Campos, SP. Tema: Educomunicação #transforma. Tá Ligado? O evento celebrará os dez anos de práicas educomnunicativas junto aos estudantes da Fundação Hélio Augusto de Souza.

11 de novembro

Workshop sobre educomunicação para os coordenadores da Rede Marista de Solidariedade, em Curitiba, PR. A Rede Marista de Solidariedade decidiu implementar a educomunicação como orientação pedagógica e estratégica para suas ações junto aos centros de atendimento à juventude brasileira, mantidos pela organização, no âmbito da educação não formal. O workshop tem como objetivo rever as orientações destinadas à garantir a coerência do pensamento à prática.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...