Pesquisas acadêmicas que estão sendo desenvolvidas na Europa abordam o conceito de Educomunicação na Inglaterra e na Itália. As pesquisas tomaram como referência os estudos do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) que têm como principal pesquisador, o coordenador do NCE, professor Ismar de Oliveira Soares, responsável pela identificação desse novo campo do conhecimento.
A pesquisa do Ricardo Canavezzi Castellini da Silva elucida as diferenças entre o conceito de media education e Educomunicação. Outras duas brasileiras que pesquisaram a temática são Daniela Moreira e Maria Célia Giudicissi Rehder. Ainda da América Latina, destaca-se a pesquisa de doutorado do salesiano do Paraguai Claudio Arévalos Coronel defendida em Roma sobre uma proposta de Educomunicação para o ambiente salesiano latino-americano.
Deram continuidade
às suas pesquisas no Brasil, a britânica Beth Titchiner da
Univesity of London e a italiana Isabela Bruni que tiveram como
objeto de pesquisa o Programa Nas Ondas do Rádio e o projeto Educom.rádio da
Prefeitura de São Paulo, respectivamente.
Londres: a
Educomunicação na perspectiva dos Estudos Culturais
O pesquisador brasileiro Ricardo Canavezzi Castellini da Silva acaba de
defender dissertação de mestrado junto ao
Institute of Education
da University of London, tendo como título: Bringing
education and communication together in order to transform the school: the
educommunication experience in Brazil and some thoughts on media and cultural
studies.
A dissertação
busca elucidar as diferenças entre o conceito de “Media Education”, vigente na
Europa, e o paradigma presente no termo “Educommunication”, proposto pelo NCE -
Núcleo de Comunicação e Educação da USP, no Brasil. Ao final, chega à conclusão
de que a Educomunicação se constitui,
efetivamente, num campo diferenciado na interface comunicaçã/educação,
traduzindo para o âmbito das relações entre as áreas da comunicaçã e a da
educação, os princípios que deram suporte aos Estudos Culturais ingleses.
Problemas da pesquisa
A pesquisa assumiu
como questões para análise um conjunto de perguntas, tais com:
- How can educommunication theories and practices contribute to the
current debates about educational reform? (Podem as teorias e as práticas da educomunicação contribuir com os
debates contemporâneos em torno da reforma educacional?)
- How can we characterize the dialogical relation between
educommunication and media education? (Como podemos caracterizar o diálogo entre a educomunicação e a área
da mídiaeducação?)
- In what ways does educommunication address questions related to
cultural studies? (Em que condições e
contextos a educomunicação vem focando as questões relacionadas aos estudos
culturais?)
- In terms of theory, what are the cultural and communicative elements
present in the educommunication field that effectively provide a different view
to educational debates? (Em
termos teóricos, quais são os elementos culturais e comunicativos próprios do
campo da educomunicação que efetivamente contribuem, de forma diferenciada,
para o debate educacional?).
Uma verdadeira revolução!
Para desenvolver seu trabalho, o autor se apoderou da literatura sobre
os estudos culturais, a mídiaeducação e a educomunicação, levantndo os
conceitos básicos de cada área do conhecimento.
Para trabalhar o campo da educomunicação, o pesquisador partiu dos
estudos do NCE/USP, publicados no final dos anos de 1990, visitando, ademais, os
trabalhos produzidos pela escola latino-americana (notadamente Jesus Martín Barbero,
Mario Kaplún e Ismar Soares), além de dialogar com o jornalista Alexandre
Sayad, coordenador executivo da Rede CEP. Como
trabalho de campo, tomou como amostragem escolas públicas e privadas da
cidade de São Paulo que adotam o conceito
e implementam sua prática.
Ricardo finaliza seu trabalho, afirmando: It’s not about change, it’s about revolution!
(Não se trata de inovações, mas de uma verdadeira revolução!).
Textualmente:
To bring education and communication together means making sense of how
meaning is created and social relations are formed, thus expanding the possibilities
of interpretation of the reality and allowing a new and more complete way to
experience the world. It means, as educommunication suggests, understanding
that education is, first of all, an action of communication, based on
continuous dialogue, freedom of speech and comprehension of media processes, so
that people can make sense of their own culture always accepting and respecting
other people’s culture. It means that the school needs to be transformed into
something else, something new, free from the conservative shackles that have
held it back for so long. It’s not about change, it’s about revolution!
Educomunicação, na London School
of Economics
Ricardo Castellini não é o único pesquisador que produziu tese sobre a
educomunicação, em Londres. Em 2010, Daniela Moreira defendeu uma dissertação junto
ao Department of Media
and Communications, da
London School of
Economics, com o título: Educommunication: addressing school
challenges in Brazil through media education.
Outra pesquisadora vinculada à Univesity of
London finaliza pesquisa sobre o tema. Trata-se de Beth Titchiner, cujo objeto é o
Programa Nas Ondas do Rádio da Prefeitura de São Paulo. Perguntada sobre o objeto de sua pesquisa,
Titchiner afirmou: A minha pesquisa trata
das experiências de alunos e docentes da rede municipal de educacão em escolas
que fazem parte do Programa Nas Ondas, e tenho interesse especifico nas temas
de 'identidades', 'poderes', e 'saberes' do ponto de vista de alunos e docentes
frente à experiência das mudancas nos ambientes educativas e comunicativas no
seculo XXI.
Durante sua
estadia em São Paulo, em 2012, a pesquisadora entrou em contato com a
coordenação do NCE e frequentou, como
aluna ouvinte, disciplinas do PPGCOM, entrevistando pesquisadores da ECA envolvida com o mesmo
objeto.
Pesquisas do NCE, base de estudos em Roma e Pádoa
Em 2010, Iabella Bruni , estudante da Università La
Sapienza, de Roma publicou o livro L´ Educomunicazione brasiliana sulle onde
della radio, tendo tomando como referência o Projeto Educom.Rádio,
implantado pelo NCE na rede pública de educação do município de São Paulo.
Claudio Coronel em visita à USP conforme matéria no CCA.ECA.USP.BR |
Em
2012, coube a Claudio Arévalos Coronel defender a tese
doutoral intitulada “Análisis de la interrelación
Educación y Comunicación en vista a una propuesta de Educomunicación para el
ambiente escolar salesiano latinoamericano". O trabalho, baseado
nos estudos do Prof. Ismar de Oliveira Soares foi apresentado à Universidade
Pontifícia Salesiana de Roma.
Foto do blog educomusp.wordpress com a história de Maria Redher |
Em 2013, foi a
vez da brasileira Maria Célia Giudicissi Rehder defender sua
dissertação intitulada An Educommunicat
ion-based approach for the rights of
the child: Responding to the
challenge of implementing article 12 of the CRC in Guinea-Bissau. O trabalho foi
apresentado ao European Master´s Degreee in Human Rights and Democratisation, mantido pela ONU junto à Università degli
Studi de Padova, Itália. Rehder é colaboradora do NCE/USP, tendo implantado a
prática educomunicativa na África emprograma patrocinado pelas Nações Unidas.
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