terça-feira, 14 de maio de 2013

Escolas municipais de Porto Alegre trabalham com Educomunicação

A produção dos alunos das escolas municipais de Porto Alegre na área do rádio são decorrentes das ações para vídeo; da escrita para rádio, fotografia e criação em blog. Elas oferecem importantes realizações que oferecem oportunidade aos alunos de se iniciarem no mundo da comunicação aproximando-se do mundo do trabalho. O trabalho vem sendo registrado no blog: http://alemrede.blogspot.com.br/



Vídeo sobre a Robótica da Escola Ildo Meneghetti


A Oficina Pedagógica de Robótica Educacional da escola Ildo Meneghetti tem realizado suas ações  há alguns anos. O vídeo abaixo mostra um pouco de seus feitos e do envolvimento dos alunos e depoimentos de professores. Ressaltamos a ação dos alunos em apoio à colega que não conseguia caminhar pela escola. Veja! Vale a pena.

Retorno à EMEI Nova São Carlos - Fotógrafo do Dia



Em retorno à escola, juntamente com  colega Marlene Rebelato ou vimos as professoras do Jardim.
Estão trabalhando com a proposta que criaram de Fotógrafo do Dia. Fotografam momentos da sala. Estão adorando utilizar a câmera. No Quiosque Multimídia KidSmart o grupo está se gerenciando, possuem monitores que aprendem primeiro e orientam seus colegas no uso dos softwares. Consideram muito gostoso trabalhar com este material.
As professoras solicitam esta formação para as colegas do turno da tarde.
Agendamos uma formação de enquadramento fotográfico com os alunos (4 e 5 anos) juntamente com suas professoras para o dia 15 de maio.


Lançada Educomunicação na EMEF Villa Lobos



Após estabelecer agenda com a Diretora da escola conversamos com os Professores Michele da Silva e Luciano Zasso, respectivamente de Filosofia e Geografia para apresentar a Educomunicação para a escola. Abordamos alguns aspectos do conceito da Teoria e de noções práticas para o início da ação em sala de aula. 
Desde 2009 acompanhamos esta escola,  quando assessoramos o diretor anterior para a compra de equipamento para realização de mídias. Orçado na ocasião o equipamento foi comprado e chegou à escola em 2011. 
Na reunião tivemos uma importante conversa sobre como é possível produzir comunicação em sala de aula envolvendo os conteúdos e suas dimensões de cidadania e de como se  processa a autoria do aluno pelo protagonismo juvenil que implica em o alunos possam pesquisar me decidir o que publicarão. Abordando que muito a ainda aproveitado reunindo o interesso do aluno e do professor no processo, indicamos alguns textos introdutórios sobre Educomunicação e agendamos retorno para acompanhar o início do desenvolvimento do processo. 
Considerando que a Prof. Michele que coordena o Jornal da escola e a participação assertiva  do Prof. Luciano revelaram excelente receptividade, nos faz crer estar investindo em boas conexões midiáticas educacionais.

EDUCOMUNICAÇÃO NA EMEF DOLORES ALCARAZ CALDAS

Ontem estivemos na EMEF Dolores Alcaraz Caldas. A partir do trabalho que lançamos lá em 2011 a escola organizou uma rádio, uma TV e um Jornal. Coordenados pela professora Isabel da Silva Oliveira vários alunos participam das ações em produção de mídia. Desde 2011 os alunos que entrevistaram os visitantes por ocasião do lançamento das obras de reforma e ampliação da escola, permanecem no grupo. Um deles voltado à comunicação, locução. Outro voltado à TV e Coordena o Jornal.
Com muito material produzido solicitam aprender a editar ou montar os primeiros programas e os realizados no ano passado.
A escola que passou por reformas também incluindo mudança de toda elétrica, esteve sem internet. Neste momento já está com os novos computadores aguardando a instalação pelas empresas encarregadas isso.
Não perderam tempo. Estão com muito material a ser divulgado.

Ouvimos a professora e os alunos em suas demandas e já agendamos alguns retornos. Com bastante alegria e firmeza os alunos estão produzindo. Com certeza haverá ainda boas realizações a partir de toda essa iniciativa.
Alunos com idéia de rede os alunos querem manter contato com outras escolas para construir melhor ainda a sua produção.
Com entendimento da Educomunicação a professora coordenadora relatou o processo que vem acontecendo neste tempo. Incluindo ações em que os alunos do projeto em mídias oficinaram colegas em outras ações dentro da escola. Também realizaram importantes produções de divulgação da própria escola aos colegas, incluindo oficinas pedagógicas (rádio, robótica danças, etc, biblioteca...)
Leia mais notícias educomunicativas no site: http://alemrede.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...