O Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC) do Centro Paula
Souza incluiu, no Catálogo de Requisitos, o profissional graduado em
Educomunicação entre os pré-requisitos à docencia de 5 disciplinas dos cursos
técnicos do Centro.
As disciplinas, lá denominadas 'componentes curriculares', que
poderão ser ministradas pelo licenciado em Educomunicação, pertencem a grade
dos cursos de "Multimidia" e "Produção de audio e vídeo" e
estão listadas abaixo:
Curso:
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Multimídia
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Disciplinas:
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Criação de Projetos para Rádio, TV Interativa e
Animação
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Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC) em Multimídia
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Teoria e Formas da Comunicação em Multimídia
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Curso:
Produção de Áudio e Vídeo
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Disciplinas:
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Cultura e Teoria da Comunicação em Meio
Audiovisual
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Filosofia Aplicada ao Audiovisual
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Com
esta medida, a partir do próximo concurso público para docentes nestas
disciplinas, os profissionais formados em Educomunicação poderão concorrer a
vaga.
A inclusão do Educomunciador entre os docentes do Centro Paula
Souza é mais um passo importante na consolidação deste novo campo profissional
que já é política pública do Ministério do Meio Ambiente - como ferramenta de
suporte à Educação Ambiental, assim como nas prefeituras de diversas cidades
como São Paulo e São José dos Campos.
O profissional da educomunicação também tem sido chamado a
atender demanda que surge no espaço do terceiro setor, e do ensino privado. No
caso do terceiro setor, instituições como Cidade Escola Aprendiz, em São Paulo,
contrata regularmente educomunicadores para exercer funções de gestores em seus
projetos. Já no universo representado pelas escolas particulares, a figura do
educomunicador aparece em instituições como os Colégios Bandeirantes, Lourenço
Castanho, Villeneuve e Nossa Senhora das Graças, a título de exemplo. Em termos
latino-americanos e mundiais a rede de escolas vinculadas aos salesianos passou
a incorporar o conceito da educomunicação levando à necessidade de incorporar
ou formar especialistas para atender os projetos em desenvolvimento.
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