sábado, 8 de setembro de 2012

Ismar de Oliveira Soares

Perfil de Ismar de Oliveira Soares


Casado com Maria Silvia Altieri, é pai de três filhos. Jornalista formado pela Cásper Líbero, em 1970, possui também graduação em Geografia e História. Atuou como professor do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, ao longo das décadas de 1970 e de 1980. 

Iniciou suas atividades regulares no ensino superior junto à Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, em 1974, tendo chefiado o Departamento de Jornalismo.Presidiu a UCBC - União Cristã Brasileira de Comunicação Social, entre 1980 e 1986, responsabilizaando-se pela realização de seis edições dos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos respectivamente, nos campus das universidades PUC/PE, PUC/SP, Metodista de São Paulo, Metodista de Piracicaba, UFSC, PUC/MG.

Doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP (1986), fez pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee, WI, USA (1999-2000).

Professor Titular da ECA/USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por 8 anos, em dois mandatos. Fundou, na ECA, o NCE - Núcleo de Comunicações e Artes, tendo coordenado, entre 1997-1999, a pesquisa que definiu e sistematizou o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação.

Colaborou, ao longo da primeira década do século XXI, para que o conceito da educomunicação fosse operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de uso da mídia nos processos educativos. Para tanto, contribui para projetos como: a) o "Educom.TV", de 2002, primeiro curso a distância implementado pela USP em parceria com a SE/SP, junto a dois mil professores do estado de São Paulo; b) o "Educom.rádio", projeto que levou a educomunicação para 455 escolas do município de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo sua continuidade garantida até o momento e c) o Curso a distância "Mídias na Educação", do MEC, implementado no estado de São Paulo, desde 2006 até a presente data, numa parceria entre a UFPE e o NCE, já tendo formado 7 mil professores, 400 deles em nível de especialização. Foi eleito “Educador do Ano - 2007”, em concurso nacional via Internet, numa iniciativa da empresa Educarte.

Através da UCIP - Unión Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça), do qual foi presidente de 2001 a 2009, foi responsável pela realização de eventos em todos os continentes destinados à formação de jornalistas no campo da ética, da cidadania e da sustentabilidade. Entre as atividades promovidas nesta linha destacam-se os cursos de atualização (Refresher Programs), como os desenvolvidos na Itália, Rússia, Canadá, Nepal, Índia, Lituânia, Gana e Quênia. Na qualidade de Presidente a UCIP, promoveu, no Brasil, o Encontro Internacional África Brasil, em 2005, contando com a presença de 25 jornalistas do continente africano, num evento que reuniu 75 especialistas sobre questões raciais e práticas de comunicação, além de um público de 750 inscritos. Neste evento teve início a prática das "coberturas educomunicativas", realizadas por grupos de adolescentes e jovens.

Enquanto coordenador do NCE/USP, promoveu os Simpósios Brasileiros de Educomunicação (o último sobre o tema “Meio Ambiente, Jornalismo e Educomunicação”, 2008), assim como os Encontros Brasileiros de Educomunicação (o último deles, em 2012, com uma chamada por papers que permtiu a apresentação de 80 pesquisas ou relatos de experiência na área), tendo também colaborado ativamente para fundação da revista Viração. No momento, coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...